Ícone do site Urologista Sanchotene

Tumor na Bexiga pode ter ligação com tabagismo? Entenda

tumor na bexiga - capa

As substâncias presentes no cigarro são vilãs para a saúde, comprometendo o funcionamento de nosso organismo. Recentemente, mais um agravo relacionado ao  tabagismo foi evidenciado: o tumor na bexiga.

No post de hoje, falaremos sobre a relação do tumor na bexiga e de outras doenças urológicas com o consumo de cigarro.

Ciência evidencia relação entre tumor na bexiga e cigarro

O tumor na bexiga é uma formação maligna que se instala em células da bexiga, órgão responsável pelo armazenamento da urina proveniente dos rins. Segundo o INCA, a estimativa de novos casos da doença em 2016 foi de 9.670, sendo 7.200 em homens e 2.470 em mulheres.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) ligado à Secretaria de Estado da Saúde e a Faculdade de Medicina da USP evidencia um fato relevante: o tabagismo está ligado a 65% dos casos em homens e 25% em mulheres com tumores na bexiga.

O estudo citado aponta que a grande responsável pela relação entre o tumor na bexiga e o tabagismo é a fumaça do cigarro, que apresenta inúmeras substâncias químicas e carcinogênicas. Quando os fumantes inalam a fumaça, elas são absorvidas pelos pulmões, entram na corrente sanguínea e são filtradas pelos rins.

Ao se encontrarem na urina, os compostos do tabaco podem danificar as células da bexiga, contribuindo, em longo prazo, para o desenvolvimento do câncer. As causas do câncer também podem ser genéticas, mas é importante estar atento aos agravos que o tabagismo pode causar à saúde.

Câncer na Bexiga e outras doenças urológicas associadas ao fumo

O fumo é um problema para pessoas que buscam um estilo de vida saudável. Somente no Brasil, são estimados aproximadamente 200 mil óbitos anuais derivados do consumo de tabaco. A Anvisa ressalta que o tabagismo é um fator de risco para o desenvolvimento de aproximadamente 50 doenças. Entre elas, estão diversos tipos de câncer, a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), doenças cardiovasculares, entre outras.

O tabagismo, além de ser um fator de risco para o tumor de bexiga,  tem relação estrita com o desenvolvimento de outras doenças urológicas. Entre elas, se destacam:

– Câncer de Rim

– Impotência Sexual

– Infertilidade

– Inflamação e irritabilidade vesical.

Tratamento do Câncer na Bexiga: como funciona?

O tratamento do câncer na bexiga é definido de acordo com o estágio em que a doença se apresenta no organismo.

A extensão do câncer é avaliada por um médico urologista. Após o diagnóstico da doença, o médico urologista indicará as melhores opções de tratamento para o quadro.

Se você possui dúvidas sobre tumor na bexiga, deixe o seu comentário.

 

Sair da versão mobile