Prolapso Vaginal
Dr. Elton Sanchotene
Urologista Especialista
O Prolapso Vaginal é bastante comum na população, principalmente em mulheres acima dos 50-55 anos de idade.
O Prolapso Vaginal
Geralmente o Prolapso Vaginal é decorrentes de alterações na estrutura de sustentação dos órgãos pélvicos, incluindo uretra, bexiga, útero e intestinos.
O principal responsável por manter os órgãos na posição adequada é um conjunto de músculos chamado de levantador do ânus juntamente com uma série de ligamentos que também ajudam na sustentação dos órgãos. Se existe uma fraqueza ou deficiência destes elementos os órgãos pélvicos tendem a sair pela vagina devido a constante pressão exercida pelo abdômen sobre eles.
Os prolapsos vaginais podem ser divididos em:
Cistocele
Quando a bexiga está prolapsada: O termo bexiga caida ou bexiga baixa na verdade se refre a descida da bexiga para o interior do canal vaginal.Esse quadro pode ocasionar uma incontinência urinária e algumas vezes,pela angulação da uretra, levar a existência de residuo urinario pela obstrução
Prolapso Uterino
Quando o útero está prolapsado.O colo uterino pode ser exteriorizado até a saída da vagina.
Enterocele
Quando o intestino esta prolapsado. A paciente pode inclusive tocar uma “bola” que se exterioriza pela vagina e a mesma pode ser posicionada no lugar se a paciente a empurrar para dentro da cavidade vaginal com a mão.A exposição da mucosa pode levar a erosão da parede
Retocele
Quando o reto esta prolapsado.Existe uma protusão da parede posterior da vagina. Algumas vezes o exame físico inadequado faz com que o diagnóstico se confunda com a cistocele.