Ícone do site Urologista Sanchotene

Incontinência urinária feminina: quadro atinge 1 em cada 2 mulheres acima dos 45 anos

Tratamento natural para bexiga hiperativa

A incontinência urinária feminina é um quadro comum, que produz sintomas desconfortáveis e capazes de prejudicar dramaticamente a qualidade de vida de muitas mulheres. Por isso, no artigo de hoje, você entenderá os tipos, causas e sintomas da doença que afeta 1 em cada 2 mulheres acima dos 45 anos.

Continue a leitura!

O que é a incontinência urinária feminina e quais são suas principais causas

A incontinência urinária feminina se caracteriza pela perda involuntária da urina, ou seja, acomete mulheres que não conseguem ter controle de sua micção. Essa condição afeta de forma dramática a qualidade de vida, comprometendo o bem-estar social, físico, emocional e psicológico do paciente.

O portal americano Renal & Urology News divulgou recentemente estudos que revelam que a cada 2 mulheres acima dos 45 anos, 1 sofre de incontinência urinária. A pesquisa examinou resultados de 143.096 mulheres no início (2006–2009) e 59.060 mulheres que participaram de uma pesquisa de acompanhamento (2012–2015). A prevalência de incontinência urinária relatada nessas pesquisas foi de 44% e 44,6%, respectivamente.

Além disso, o estudo também apontou que o aumento da idade, índice de massa corporal anormal, dor nas costas, ansiedade, depressão e sofrimento psíquico estão associados com maiores probabilidades de incontinência urinária.

Outro fator que está associado ao risco de desenvolvimento de incontinência urinária feminina é a gestação. Em comparação com mulheres que não tiveram filhos, mulheres que gestaram 1, 2 ou mais crianças possuem 19%, 25% e 35% maiores chances de incontinência urinária pelo menos uma vez por semana, respectivamente.

Os diferentes tipos de incontinência urinária feminina

A incontinência urinária se divide em três diferentes tipos: a incontinência urinária de esforço, a incontinência urinária por urgência e a incontinência urinária mista.

A incontinência urinária de esforço ocorre devido à fraqueza dos músculos pélvicos ou à fraqueza ou lesão do esfíncter uretral. A perda de urina acontece em qualquer atividade de esforço na região do abdômen, como a tosse, o espirro, risadas, levantamento de objetos pesados e até mesmo simples caminhadas.

A incontinência urinária por urgência acontece quando a bexiga se contrai de forma involuntária, causando a perda urinária. Existe o desejo miccional e a paciente precisa correr para ir ao banheiro. No entanto, muitas vezes não consegue chegar a tempo, ocorrendo o escape da urina. Pacientes que possuem o quadro geralmente vão ao banheiro em intervalos curtos e acordam várias vezes durante a noite para esvaziar a bexiga.

Por fim, a incontinência urinária mista corresponde à combinação dos dois tipos de Incontinência descritos acima: de esforço e incontinência de urgência.

Esclareceu as suas dúvidas sobre a incontinência urinária feminina? Deixe o seu comentário!

Sair da versão mobile