Ícone do site Urologista Sanchotene

Dieta rica em gordura aumenta os riscos de câncer de próstata

A relação entre uma dieta rica em gordura e o câncer de próstata

Recentemente, pesquisadores da Universidades de Harvard apresentaram um estudo indicando que o consumo desenfreado de carne vermelha e processados, queijos e laticínios com alto teor de gordura e grãos refinados, aumentam em 2,5 as chances de morte em pacientes diagnosticados com câncer de próstata.

Entretanto, o estudo também apontou que os pacientes que mantém uma alimentação saudável, rica em vegetais, grãos integrais, frutas e óleos saudáveis, reduzem em até 36% as chances de morte. Além disso, paciente que ingerem quantidades elevadas de gorduras poli-insaturadas, encontradas em peixes e sementes, também possuem menor associação de desenvolvimento de câncer de próstata mais agressivos.

Ômega 3 pode reduzir as chances de desenvolver câncer de próstata

De acordo com um estudo desenvolvido pelo Instituto Paterson, na Grã-Bretanha, os pacientes que seguem uma dieta composta por peixes gordurosos, como atum, salmão e anchova, ambos ricos em Ômega 3, reduzem drasticamente as chances de desenvolver câncer de próstata, principalmente as formas mais agressivas da doença.

Quando o paciente possui uma alimentação saudável, rica em gordura Ômega 3, as células cancerosas não possuem capacidade de migrar até os tecidos saudáveis.

Prevenção é o melhor caminho!

Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menor ingestão de gordura animal, ajuda a diminuir os riscos de desenvolver câncer e outros doenças crônicas. Em pessoas que já possuem a doença, os resultados do tratamento são mais eficazes se estas manterem hábitos saudáveis.

Pratique atividades físicas

Manter-se sempre ativo está relacionado à redução do risco de desenvolvimento do câncer de próstata. Caminhe mais! Faça boas escolhas no seu dia-a-dia, como por exemplo: Escolha subir as escadas ao invés do elevador!

Mantenha seu peso ideal

A obesidade está relacionada ao aumento do risco de desenvolvimento de diversos cânceres, assim como o de próstata. Mude seus hábitos diários e alimentares, mas não hesite em buscar ajude médica!

Idade

É muito importante que os homens entendam a importância do acompanhamento médico anualmente após os 50 anos, idade em que o risco de desenvolver câncer de próstata aumenta significativamente.

Hereditariedade

Se houver casos de câncer de próstata na família, como pai ou irmão, e ocorrerem antes dos 60 anos, é necessário acompanhamento médico anual a partir dos 40 anos, pois o risco de ter a doença pode aumentar de 3 a 10 vezes, se comparada com a população em geral.
A detecção do câncer em sua fase inicial é de extrema importância para que o tratamento seja realizado com sucesso. Por isso, é muito importante que seja realizado um check-up anualmente, somente desta forma será possível detectar a doença em sua fase inicial, possibilitando tratamento imediato e chances de cura muito maiores ao paciente.

Sair da versão mobile