Ícone do site Urologista Sanchotene

Você já ouviu falar em Prolapso Vaginal?

O Prolapso Vaginal, popularmente conhecido como “bexiga caída” ou “bexiga baixa”, é um problema que ocorre devido ao enfraquecimento da musculatura da parede vaginal. Normalmente, o Prolapso Vaginal é decorrente de alterações na estrutura de sustentação dos órgão pélvicos, incluindo uretra, bexiga, útero e intestinos, conforme citado anteriormente em nossa página sobre Prolapso Vaginal.

Saiba o que é Prolapso Vaginal

O Prolapso Vaginal é um problema que atinge cerca de 20% das mulheres na faixa etária dos 40 anos e que já tiveram filhos. Além disso, o problema tem se tornado cada vez mais comum entre a população feminina.

Mas afinal, o que é Prolapso Vaginal e suas principais causas? Os sintomas do Prolapso Vaginal podem acabar se desenvolvendo após algumas gestações e partos sucessivos, porém, estes não são os únicos causadores do problema. O sobrepeso, as alterações hormonais e o envelhecimento são algumas das causas que costumam desencadear o Prolapso Vaginal.

Muitas mulheres que possuem o problema, não sabem exatamente do que se trata e acabam ignorando o distúrbio, que pode acabar tornando-se mais grave e necessitar de tratamentos mais intensos.

Sintomas do Prolapso Vaginal

O Prolapso Vaginal costuma ocasionar dor e desconforto durante a relação sexual, e muitas mulheres relatam ter a sensação de que há alguma caroço ou bola na vagina. Podem também ocorrer outros sintomas, como incontinência urinária, dor na pelve e ocasionalmente, prisão de ventre. Um dos sintomas do prolapso vaginal mais comuns é a sensação incômoda de peso na bexiga, que pode aumentar durante o esforço físico.

A origem do problema pode estar ligado diretamente a gravidez, devido ao peso da barriga, e consequentemente, a pressão na bexiga. O parto também pode influenciar no aparecimento do problema, por isso é necessário possuir o acompanhamento de um médico obstetra durante a gravidez, que poderá orientar a mulher durante a gestação e decidir o melhor a ser feito na hora do parto, principalmente em casos em que o bebê estiver mal posicionado e o risco de traumas podem ser maiores.

Entretanto, não é apenas a gravidez que pode ocasionar o Prolapso Vaginal. A menopausa e também algumas doenças neurológicas, como a esclerose, podem acabar causando o problema, por afetarem diretamente a musculatura e tecidos da pelve.

Para prevenir o aparecimento do Prolapso Vaginal, indica-se a prática de exercícios como ioga e pilates, que trabalham com a elasticidade do corpo. Além disso, é muito importante cuidar com problemas de sobrepeso e a constipação.

Sair da versão mobile