Ícone do site Urologista Sanchotene

Urologista para mulheres: Cuidados para a saúde feminina

Se você já leu nosso post sobre o que faz o Médico Urologista provavelmente sabe que este especialista trata a saúde dos órgãos reprodutores masculinos, mas que também cuida do trato urinário de homens e mulheres.

Mas afinal, Urologista atende mulher?

Poucas pessoas sabem, mas o médico urologista não se limita apenas aos cuidados da saúde dos homens. O médico urologista atende mulheres também, e deve ser consultado sempre que houverem modificações no sistema urinário.

Na prática, mulheres consultam ginecologistas e homens devem consultar o médico urologista. Porém, o médico urologista atende mulheres e mais, é especializado em problemas que atingem a bexiga e os rins, diferente dos ginecologistas. Ou seja, o atendimento do médico urologista para mulheres também é muito importante.

A especialidade do médico urologista é o aparelho gênito-urinário, isso quer dizer que ele cuida dos rins e bexiga, tanto de homens como o de mulheres, adultos, idosos e também crianças.

Infecção urinária: Um problema que atinge muitas mulheres

A pergunta agora é para as mulheres que estão lendo este texto. Pare e pense por alguns minutos. Você já sofreu com infecção urinária? Conhece alguém que já passou por isso também? Provavelmente, sua resposta foi positiva para, no mínimo, uma das perguntas.

A infecção urinária é caracterizada por uma forte ardência ao urinar que ocorre devido uma bactéria, fungo ou vírus que entra em nosso sistema urinário através da uretra e começa a se multiplicar na bexiga. Na maioria das vezes, o nosso organismo expele estes micro-organismos, entretanto, podem ocorrer falhas em nosso sistema imunológico que acabam permitindo que a bactéria cresça e desenvolva uma infecção em nosso sistema urinário.

Por incrível que pareça, esse problema urinário atinge 80% da população feminina, pelo menos uma vez na vida. De acordo com a Secretaria do Estado de São Paulo, em 2014 foram registrados 34.343 internações por infecção urinária. Além disso, estima-se que 1/3 das mulheres sofrem da infecção urinária de repetição, que significa mais de dois episódios da infecção em menos de 6 meses.

Urologista para mulheres: As principais causas que levam mulheres ao consultório do especialista

Não é apenas a infecção urinária que pode atingir a saúde urinária das mulheres. Existem outros problemas ligados ao sistema urinário feminino que podem levá-las a procurar um médico urologista.

Bexiga Hiperativa:

É a vontade incontrolável de urinar, mesmo que com a bexiga recentemente esvaziada. Isso acontece em decorrência de uma contração involuntária do músculo da bexiga.

Pedra nos Rins:

As pedras nos rins são pedaços rígidos de minerais e sais que se concentram na urina, causando dor ao passar pelo trato urinário. Para eliminá-las é necessário um tratamento especial indicado por um especialista urologista. Em alguns casos, quando há ocorrência de pedra maiores, é necessária a intervenção cirúrgica.

Incontinência Urinária:

Este problema caracteriza-se pela perda involuntária de urina. Geralmente, é mais comum em mulheres de meia-idade e idosas.

Cistite Intersticial:

Popularmente conhecida como “bexiga dolorosa”, é causada pela inflamação crônica da bexiga e se manifesta através de uma constante dor pélvica. Muitas vezes, o tratamento pode ser através de medicamentos e uma dieta restrita. Em outros casos, pode haver intervenções cirúrgicas.

Urologista atende mulher, sim!

Não restam dúvidas, o médico urologista atende mulheres e homens de todas as idades. Independentemente, é muito importante que ambos estejam sempre atentos aos sinais que o corpo apresenta. Além disso, possuir uma alimentação saudável rica em fibras e nutrientes naturais, hidratar-se de acordo com o que é recomendado e praticar exercícios físicos regularmente é essencial para manter-se saudável.

Também é indispensável realizar check-up, pelo menos uma vez ao ano. Assim, frequentando seu médico regularmente, no surgimento de algum problema, as chances de cura são muito maiores. Cuide da sua saúde!

Sair da versão mobile