Você sabia que o urologista é responsável por tratar dos rins?
O urologista é responsável por investigar e tratar doenças no aparelho reprodutor e urinário dos homens como testículos, pênis, próstata, bexiga urinária e rins.
Mas você sabia que ao contrário do que muitos pensam, o urologista também trata de algumas doenças das mulheres? É isso mesmo! O urologista, conhecido como o médico dos rins, também é responsável por tratar do aparelho urinário feminino como rins e bexiga , bem como também se dedica a uroginecologia com foco na incontinência urinária e nos prolapsos vaginais.
Portanto nada de sair a procura de outra especialidade na hora de buscar por um tratamento específico. Procure e confie de olhos fechados no urologista, o médico de rins.
Para quem não sabe, dor nos rins pode ser sinal de infecções ou presença de cálculo. Geralmente essas fortes nas costas vem acompanhadas de náuseas ou vômitos.
Para saber mais sobre dor nos rins, o que pode ser é preciso investigar mais a fundo, de preferência, ser diagnosticada por um especialista, pois dor nos rins, na maioria das vezes, é indicação de pedra nos rins (cálculo renal).
Bom, para você saber quais doenças nos rins são mais comuns é preciso ficar atento a alguns sintomas como por exemplo as famosas dores nos rins (cólica renal) características de pedras nos rins.Elas entopem a via urinária e provocam a hidronefrose, ou seja, dilatação do rim por obstrução da passagem da urina pelos cálculos,causando dores fortes e intensas que necessitam urgentemente de medicações potentes para controle da dor.A cólica renal é um motivo comum de atendimento em emergência.
É importante saber se há sangramento na urina e dores no rim.Primeiro se deve cogitar o cálculo renal, mas não se pode excluir a possibilidade de câncer no rim, por isso a importância de consultar um especialista.