Você já ouviu falar da uroginecologia, uma especialidade médica que mescla urologia com ginecologia? Pois saiba que essa área é a responsável por cuidar do trato urinário de mulheres, as quais começam a enfrentar problemas no assoalho pélvico com o passar dos anos.
Para saber mais sobre o assunto, leia este conteúdo até o final e aproveite para tirar todas as suas dúvidas!
O que é a uroginecologia?
Geralmente ao ouvir o nome uroginecologia, muitas pessoas acabam por associar esta especialidade como algo novo e recente.
No entanto, a urologia feminina, como também é conhecida, já existe há muitos anos e consiste em promover cuidados com o trato urinário das mulheres.
Quais as doenças que a urologia visa curar?
Existem diversas causas ou doenças que fazem com que as mulheres busquem um especialista nesta área. Na lista a seguir você confere as principais delas:
• Incontinência fecal;
• Queda da bexiga ou do útero (prolapso);
• Flacidez na vagina;
• Dores ou incômodos durante a prática de relações sexuais;
• Infecções na urina (cistite);
• Rotura perineal.
Ou seja, qualquer tipo de problema que envolva o trato urinário, bexiga, órgãos pélvicos, uretra, vagina, assoalho pélvico e reto podem ser identificados e tratados por um profissional da uroginecologia.
Quais os principais tratamentos indicados pela uroginecologia?
Diversos problemas em que a uroginecologia é capaz de tratar podem ser facilmente resolvidos a partir da prática de exercícios fisioterápicos.
Além de permitir que se tenha um maior fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico, eles podem proporcionar melhora quanto às disfunções sexuais.
Dessa forma, a cirurgia deixa de ser algo necessário em muitas situações, afinal um tratamento menos agressivo já atua de maneira positiva.
Quando procurar um especialista da área?
De acordo com o National Institute of Health, dos Estados Unidos, cerca de 40% das mulheres que têm idade entre 60 e 79 anos sofrem com doenças relacionadas ao trato urinário.
Em mulheres com idade entre 40 e 59 anos as chances de ocorrência são de 26%, enquanto que a incidência é de 50% para aquelas com idade igual ou maior do que 80 anos.
Ou seja, nem sempre a idade avançada é um sinal de que se deve procurar por um especialista em uroginecologia. É fundamental que todas que percebam sintomas ou a presença de doenças relacionadas ao trato urinário busquem orientação médica.
Pedir auxílio de um uroginecologista ou de algum médico de confiança pode ser uma boa alternativa para que haja uma indicação de quais passos poderá seguir.
Tenha em mente que, por mais que os exercícios fisioterápicos sejam simples, não devem ser feitos sem antes se ter um diagnóstico preciso. Afinal de contas, é fundamental identificar o problema, verificar sua gravidade e só então traçar um tratamento adequado.
Como encontrar um médico uroginecologista?
Na verdade, uroginecologia não é uma especialidade médica, mas uma área de atuação da urologia ou da ginecologia. O Dr. Elton Sanchotene, médico urologista com consultório em Novo Hamburgo e São Leopoldo, tem vasta experiência em uroginecologia e endourologia.
Além disso, é especialista também em tratamentos e diagnósticos de Bexiga Hiperativa, Incontinência Urinária, Prolapso Vaginal, Litíase Urinária e Próstata.
Entre em contato e agende sua consulta em nossa Clínica de Urologia!