As úlceras genitais provocam grande desconforto em homens e mulheres, podendo ser causadas por uma série de fatores.
Com o acompanhamento e tratamento adequado, é possível tratar as lesões e evitar desconfortos desnecessários, aplicando medidas que auxiliam no aumento da qualidade de vida dos pacientes e promovem muito mais bem-estar.
Para saber mais a respeito das úlceras genitais, quais são suas causas e como proceder em relação a elas, continue a leitura!
O que são úlceras genitais?
As úlceras genitais podem ocorrer tanto em homens quanto em mulheres e consistem na descontinuação da pele ou da mucosa dessas regiões.
Trata-se de uma espécie de lesão, que pode surgir no pênis, na vulva, na vagina, no períneo e até mesmo na região do colo do útero.
A inflamação da região em que ocorre a úlcera costuma levar a quadros de bastante desconforto e dor, podendo surgir também a presença de pústulas, ardor, prurido, drenagem de material mucopurulento, sangramento e íngua regional.
Conhecer o quadro e estar atento ao seu surgimento permite que homens e mulheres tomem consciência da saúde dos seus corpos, o que reforça a importância de promover o autocuidado.
Quais as causas?
Úlceras genitais podem ser causadas por uma série de fatores. Entre eles, um conjunto bastante amplo de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
A herpes genital, por exemplo, pode levar ao surgimento de lesões avermelhadas e até pequenas bolhas na região genital, além de dor intensa em áreas como a virilha.
Cabe ressaltar que a infecção é bastante comum e que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), dois terços da população mundial convivem com o vírus, mesmo que nunca tenham apresentado sintomas antes.
Outra IST que pode levar ao aparecimento desse tipo de lesão é a cancroide, também chamada de cancro mole, que é causada por uma bactéria e pode ocasionar pequenas feridas com pus e até nódulos nas regiões íntimas.
Outros exemplos incluem:
- Sífilis,
- Granuloma inguinal,
- Condiloma acuminado (HPV),
- Candidíase.
Outras doenças, como as causadas por infecção bacteriana, ou então lesões traumáticas e malignas também podem ser apontadas como responsáveis pelo surgimento das úlceras genitais, sendo importante consultar um profissional para verificar a causa.
Existe tratamento?
Felizmente, é possível tratar as úlceras genitais e mantê-las sob controle, amenizando significativamente o desconforto causado pelas lesões.
Inicialmente, é preciso realizar o diagnóstico, que depende do exame físico das áreas afetadas e de exames que permitam descobrir a origem do problema, verificando a presença de ISTs ou outros fatores que possam levar ao surgimento da úlcera.
O tratamento também pode variar de acordo com a causa da lesão, sendo necessário tratar a situação como um todo e não apenas amenizar os sintomas.
Por isso, parte do processo pode envolver o uso de antivirais, fungicidas, antibióticos e cremes de aplicação local, para que todo o quadro seja controlado.
Consultar um profissional é fundamental para garantir que as úlceras não persistam, uma vez que podem desaparecer naturalmente e causar a impressão de que o problema foi resolvido, mas seu retorno é uma possibilidade a ser prevenida.
Além disso, podem ser indícios de doenças perigosas e que requerem tratamento médico, de modo que a investigação de um médico se torna essencial para garantir mais saúde e qualidade de vida.
O Dr. Elton Sanchotene atende como Urologista em Novo Hamburgo e São Leopoldo. É especialista em tratamentos e diagnósticos de Bexiga Hiperativa, Incontinência Urinária, Prolapso Vaginal, Litíase Urinária e Próstata. Entre em contato e agende sua consulta em nossa Clínica de Urologia.