Ícone do site Urologista Sanchotene

Tudo sobre bexiga baixa, também conhecida como bexiga caída

Sejam muito bem-vindos a nossa página!

Se você chegou até aqui, certamente é porque se tem muitas dúvidas sobre o que é bexiga baixa ou bexiga caída. Por isso, nesta matéria, você obterá informações importantíssimas, a fim de trazer esclarecimentos sobre o que é bexiga baixa ou bexiga caída.

Conheça agora o que pode ocasionar este problema, seus principais sintomas, como prevenir e como tratar. Confira as dicas!

O que é bexiga baixa ou bexiga caída?

Bexiga baixa ou bexiga caída é o termo popular utilizado para referir-se à queixa das pacientes que observam algum volume ou bola dentro da vagina ao fazer a higiene pessoal.

Antes de você saber o que é bexiga baixa ou bexiga caída é importante mencionar que os órgãos que tem relação com a vagina são o reto , o útero com os ovários e tubas uterinas, além da bexiga. Esses órgãos são chamados de órgãos genitais. Quando a musculatura da pelve enfraquece os órgãos genitais acabam sendo empurrados para fora, por falta de sustentação e terminam saindo pelo canal vaginal. Este fenômeno é chamado de bexiga baixa ou bexiga caída (termo popular) ou prolapso vaginal (termo técnico).

É importante mencionar que, infelizmente, a bexiga baixa ou bexiga caída tem se tornado um problema constante que atinge boa parte de mulheres com idades acima de 40 anos. Isso ocorre pois o útero, a bexiga e o reto ficam contidos na cavidade pélvica, delimitada pelos ossos da bacia. Na parte inferior da bacia temos uma série de músculos que contém esses órgãos em seus devidos lugares, porém uma vez enfraquecidos por diversos fatores como obesidade, envelhecimento ou mais de um parto, eles tendem a perder sustentação.

Bexiga baixa causa dor?

Se você quer saber se bexiga baixa causa dor, posso afirmar que, em geral, a bexiga baixa é um problema muito silencioso, pois na maioria das vezes não causa dores, apenas desconforto ou pressão na região. Entretanto, é preciso ficar alerta, pois a bexiga caída pode causar infecção urinária, incontinência urinária ou sintomas associados. Dependendo do grau da bexiga baixa, as queixas mais comuns estão relacionadas a perda de urina, que pode ser tratada com fisioterapia para reforçar os músculos do assoalho pélvico em estágios iniciais, ou cirurgias para estágios mais avançados.

Bexiga baixa sintomas

Conforme mencionado, este problema é muito silencioso, logo, os sintomas da bexiga baixa são quase que impercebíveis.
Em suma, existe mais o desconforto e a questão da estética a problemas relacionados com a doença, propriamente dita. Entretanto é importante que seja tratada logo, a fim de evitar uma possível infecção urinária (urinar com maior frequência e ardência) ou caso a bexiga caída cause um ângulo excessivo na uretra, causando retenção urinária.Mas ,muitas vezes, o enfraquecimento dos músculos pélvicos pode causar a perda involuntária de urina ( incontinencia urinária).É bom ficar de olho. Suspeitas de sintomas de bexiga baixa, procure um médico Urologista especialista imediatamente.

Cirurgia de bexiga caída

Em estágios iniciais, recomenda-se exercícios específicos para o melhoramento dos músculos, claro que, seguindo sempre as orientações de um especialista sobre um assunto. Em casos mais avançados, para corrigir o problema, o ideal é a cirurgia de bexiga caída.

Hoje em dia, muitos são os recursos tecnológicos utilizados para resolução do problema, caso seja necessário a cirurgia de bexiga caída. Conheças algumas técnicas:

Se você ainda tem alguma dúvida sobre o que é bexiga baixa ou bexiga caída, entre em contato com a Clínica Urologista Sanchotene ou deixei um comentário abaixo, para receber as devidas orientações.

Sair da versão mobile