O momento que estamos vivendo é difícil e desafiador para todos, especialmente para aqueles que já estavam enfrentando uma doença previamente. No caso dos tratamentos para câncer de próstata, surgem muitas dúvidas sobre os cuidados necessários com esses pacientes
A pandemia do coronavírus tem colocado o mundo todo em alerta, mas é importante não entrar em pânico.
Siga a leitura e conheça os cuidados essenciais com os pacientes oncológicos em tempos de coronavírus.
O câncer de próstata é um tumor que afeta a glândula que fica abaixo da bexiga e que envolve a uretra. Estimativas do Governo Federal indicam 66,12 novos casos a cada 100 mil homens.
O paciente que já teve câncer de próstata ou qualquer outro tipo de câncer, fez o tratamento e está curado, tem o mesmo risco de uma pessoa saudável, em relação ao coronavírus. Já aqueles pacientes que têm a doença ativa são mais suscetíveis.
Segundo um estudo da revista Lancet, de 1590 casos de coronavírus analisados, 18 tinham câncer, sendo que 75% dos pacientes estavam em tratamento de interação curativa.
Veja abaixo os principais cuidados a serem observados nos pacientes oncológicos, em tempos de coronavírus.
Em primeiro lugar, é importante salientar que os pacientes oncológicos devem ficar em casa a maior parte do tempo possível.
Assim como qualquer outra doença, o coronavírus ataca os mais debilitados, por isso é importante redobrar os cuidados nesse período. Confira:
É extremamente importante salientar que o paciente que está fazendo tratamentos para câncer de próstata não deve interromper o seu tratamento, em hipótese alguma.
Converse com o seu médico urologista e decidam juntos a melhor maneira de prosseguir os tratamentos para câncer de próstata neste período de coronavírus. O importante é não correr riscos!