Muitas pessoas sofrem com cálculos renais, mas poucas sabem de fato reconhecer os sintomas de pedra na bexiga, um problema relativamente comum e que pode acarretar situações graves para a saúde.
O aparecimento de pedra na bexiga pode ocorrer tanto em homens quanto mulheres, mas existem tratamentos eficazes que podem acabar com as dores e evitar problemas maiores no futuro.
Continue lendo este artigo e saiba mais sobre os sintomas de pedra na bexiga, como ocorre o problema e as formas de evitá-lo.
O que é pedra na bexiga?
As pedras na bexiga, também conhecidas como cálculos vesicais, são a formação de pequenas pedras compostas por sais de cálcio que acabam por ficar acumulados na bexiga urinária.
Quando pequenas, elas costumam ser eliminadas por meio da urina. Elas na realidade se originam no rim ( cálculo renal ) e se depositam na bexiga.. Porém,se não eliminadas, com o passar do tempo, elas podem aumentar de tamanho. Quando isso ocorre, ou seja, quando elas não são expelidas de maneira natural, se faz necessário um tratamento para removê-las e acabar com os sintomas de pedra na bexiga.
As crianças com má formação congênita e os homens com aumento da próstata costumam ser as maiores vítimas do problema.
Quais os sintomas de pedra na bexiga?
Pode acontecer, em determinados casos, de o paciente não apresentar nenhum tipo de sintoma de pedra na bexiga, mas é comum haver um certo desconforto durante a prática de exercícios físicos ou então quando se faz algum esforço ou movimento repentino.
Os sintomas que aparecem em outras situações podem ser:
- Dificuldade ou interrupção da micção;
- Presença de sangue na urina;
- Hematúria;
- Febre;
- Dores na glande (cabeça do pênis);
- Dores na bolsa escrotal;
- Dores nos quadris ou nas costas.
Como evitar e tratar esse problema?
Antes de entender os métodos preventivos e de tratamento, é preciso saber mais sobre o diagnóstico da pedra na bexiga, o qual pode ser por meio de exames clínicos (exame de urina) e por exames de imagem, como ultrassom. A ecografia é uma excelente alternativa para verificar se há ou não cálculos vesicais.
Quanto à prevenção, esta costuma ser muito difícil de se obter, mas o consumo adequado de água ou outros líquidos, assim como a realização do tratamento de hiperplasia (em casos específicos), pode fazer com que haja uma redução na quantidade de minerais concentrados na bexiga.
Leia também quais alimentos fazem mal para quem tem pedra nos rins disponível em nosso blog.
Agora no que se refere ao tratamento em si, este se dá por meio de cirurgia tradicional, a qual acontece através da retirada da pedra ( cistolitotomia) quando o cálculo é muito volumoso. A opção mais moderna é a cistolitotripsia com laser onde se fragmenta totalmente o cálculo permitindo sua retirada por completo. . Uma outra opção é aplicar ondas de choque extra-corpóreos (LECO), de modo a quebrar as pedras em tamanhos menores, para que sejam então expelidas com a missão.
Vale ainda salientar que o paciente não corre o risco de ter sequelas no órgão devido aos procedimentos, sendo algo bastante simples e seguro.
Feita a cirurgia, é possível que o médico urologista investigue as causas da formação do cálculo para indicar o tratamento mais adequado.
O Dr. Elton Sanchotene atende como Urologista em Novo Hamburgo e São Leopoldo. É especialista em tratamentos e diagnósticos de Litíase Urinária, Bexiga Hiperativa, Incontinência Urinária, Prolapso Vaginal e Próstata. Entre em contato e agende sua consulta.