Ícone do site Urologista Sanchotene

Saiba o que é orquite e como afeta os homens

Médico explicando o que é orquite ao paciente

Você sabe o que é orquite? De forma geral, esse termo configura uma inflamação dos testículos, que pode ocorrer devido a uma pancada no local, uma torção ou infecção provocada por vírus, como o da caxumba, que é o mais comum. 

A orquite pode atingir um ou ambos os testículos. E pode ser classificado como aguda ou crônica, isso de acordo com o aumento dos sintomas. 

Na orquite aguda, além da dor, há a sensação de peso nos testículos. Já na orquite crônica, que em muitos dos casos é assintomática, pode ocorrer apenas um incômodo quando o testículo é tocado. 

Pode haver também, além da inflamação dos testículos, a inflamação do  epidídimo, que é o canal que leva os espermatozoides para a ejaculação, causando a orquiepididimite. A seguir, entenda o que é orquite, as causas mais comuns, como a infecção pode ser diagnosticada e tratamentos recomendados. 

O que é orquite e qual é a mais comum?

Quando ocorre em um único testículo, a orquite está relacionada a uma infecção por caxumba. Nesse caso, uma vacina infantil conhecida como Tríplice Viral, que normalmente é dada contra Sarampo, Caxumba e Rubéola, pode proteger. 

Outras infecções virais que causam orquite incluem: varicela, citomegalovírus, doença mão-pé-boca e rubéola.

Outras infecções bacterianas que causam o problema são infecções por Escherichia coli, Staphylococcus (staph), estreptococcus (strep), infecções da próstata (prostatite) e do trato urinário.

A orquite pode ser apresentada em qualquer homem, de qualquer idade. O risco de orquite é maior se você tiver algum desses fatores: doença autoimune, obstrução da saída da bexiga, como hiperplasia prostática benigna (HPB) ou estenose uretral, cateter de Foley (dispositivo que drena a urina da bexiga para uma bolsa externa), múltiplos parceiros sexuais e sexo desprotegido, episódios anteriores de epididimite.

Quais são os sintomas da orquite?

A orquite causa dor e inchaço nos testículos de forma leve a grave. A condição geralmente começa em um testículo, mas pode se espalhar para o outro. Outros sintomas de orquite incluem: fadiga, febre, calafrios, dores de cabeça, dor muscular, náusea, batimentos cardíacos acelerados (taquicardia), ejaculação e urina com sangue.

Quando causada pelo vírus da caxumba, os sintomas começam a aparecer sete dias após o inchaço do rosto. 

Como a orquite é diagnosticada?

Seu médico realizará um exame físico para verificar se há testículos inchados e sensíveis. Você também pode precisar fazer estes testes: exames de sangue, urinálise e cultura de urina para infecções bacterianas e virais, incluindo DSTs e ultrassonografia, para verificar o fluxo de sangue nos testículos. Este teste ajuda a descartar a torção testicular, uma situação de emergência que corta o fluxo sanguíneo para os testículos.

Como a orquite é tratada?

No tratamento de orquite está incluso o repouso e uso de medicação anti-inflamatória. O médico urologista pode indicar compressas geladas para aplicar na região a fim de diminuir a dor e inchaço. 

Em casos em que a orquite é causada por bactérias, o médico poderá recomendar a medicação antibiótica.

Os sintomas da orquite começam a diminuir dentro de alguns dias de tratamento. Mas pode levar semanas ou meses para o inchaço desaparecer completamente.

Depois de aprender mais sobre o que é orquite e como afeta os homens, tenho certeza que você ficará muito mais atento a esses sintomas. Se observar algum deles, consulte o médico o mais rápido possível. Caso queira saber mais sobre os sintomas e tratamentos, e precisar de auxílio, entre em contato com o Dr. Elton Sanchotene, especialista em tratamento da próstata e na saúde masculina.

Sair da versão mobile