Ícone do site Urologista Sanchotene

Saiba o que é disúria e quais são as causas deste problema

Mulher com disúria e outros sintomas

Você sabe o que é disúria? Trata-se basicamente de um problema que atinge o trato urinário, causando dores ou desconforto ao urinar ou ainda uma certa ardência por toda a região genital.

Ela é considerada, por uma grande maioria dos médicos, como uma forma de o organismo dizer que existe algo errado com os órgãos em questão, como infecções urinárias, transtornos na próstata, uretra, etc.

A fim de permitir que você entenda de fato o que é disúria e obtenha diversas outras informações relacionadas a esse tema é que este post foi desenvolvido.

Então continue a leitura até o final e aproveite para sanar todas as suas dúvidas!

O que é disúria e quais suas causas?

Como já mencionado, a disúria é um problema que atinge o trato urinário, sendo identificado por dores, ardências ou desconforto  ao urinar.

Geralmente os médicos utilizam os sintomas da disúria para identificar algum outro problema que possa estar acontecendo com os órgãos dessa área, como os descritos na lista a seguir:

Além disso, a disúria também pode ser causada por diabetes não controlada, alergias, cálculos renais ou ainda pela falta de lubrificação vaginal oriunda da menopausa.

Certas doenças neurológicas, como o mal de Alzheimer, Parkinson, esclerose múltipla, sequela de AVC e a hidrocefalia também podem ser causadores da disúria, afinal o paciente não consegue ter total controle de sua bexiga.

Confira no link a seguir o que é cálculo uretral.

Diagnóstico, prevenção e tratamentos da disúria

O diagnóstico para disúria é feito por meio de questionamentos relacionados ao seu histórico anterior de saúde, quanto a outras ocorrências do problema, frequência de micção e também sua rotina sexual e social.

Se for preciso, exames físicos também podem ser realizados, como a verificação do abdômen, dos órgãos externos da região genital e também, para pacientes do sexo feminino, avaliações ginecológicas serão solicitadas.

Agora, para descobrir se há infecções ou outras doenças mais graves, o médico pode inclusive pedir que o paciente faça exames clínicos ou de imagem.

Quanto à prevenção deste problema, saiba que medidas simples como urinar antes de dormir e após o ato sexual, beber muito líquido, não segurar a urina por uma grande quantidade de tempo e manter uma boa higiene na região genital podem contribuir para que não haja ocorrência de disúria.

No entanto, os sintomas podem persistir, situação na qual uma visita a um médico urologista se faz fundamental para um melhor diagnóstico e prescrição do tratamento adequado.

E por falar em tratamento, este costuma variar de acordo com o problema específico que esteja causando a disúria, afinal ela é apenas um reflexo de algo que tenha afetado os órgãos do trato urinário.

Por fim, no que se refere ao fator de risco, saiba que má alimentação, baixa ingestão de líquidos, grande atividade sexual com diferentes parceiros, etc, costumam gerar desconforto, dores ou ardência na região genital ou durante a micção, afinal podem acarretar em cálculos ou infecções nos rins ou doenças sexualmente transmissíveis, como já mencionado.

É muito importante que o paciente fique atento aos sintomas e procure um médico urologista para que este possa avaliar o caso e prescrever o tratamento correto ainda no início do problema.

Ao longo deste conteúdo foi possível entender de fato o que é disúria, quais suas principais causas, diagnósticos e tratamentos.

Ficou com alguma dúvida sobre este conteúdo? O Dr. Elton Sanchotene atende como Urologista em Novo Hamburgo e São Leopoldo. É especialista em tratamentos e diagnósticos de Bexiga Hiperativa, Incontinência Urinária, Prolapso Vaginal, Litíase Urinária e Próstata. Entre em contato e agende sua consulta em nossa Clínica de Urologia!

Sair da versão mobile