Ícone do site Urologista Sanchotene

Risco de infecção urinária é maior durante o inverno

mulher-sofa-risco-de-infeccao-urinaria

O inverno chegou e você sabia que além das doenças respiratórias também existe outra enfermidade bastante comum que costuma acometer as pessoas nesta época do ano? Trata-de do alto risco de infecção urinária.

Isso porque no inverno as pessoas costumam ficar com a imunidade mais baixa e tendem a tomar menos água do que nas outras estações. 

Por consequência disso, os indivíduos urinam menos e acabam não fazendo a limpeza ideal da uretra, favorecendo a formação de bactérias.

Quer saber mais sobre o assunto?

Continue a leitura do post e confira!

Risco de infecção urinária é comum em períodos frios

Nada pior do que sentir aquele desconforto proporcionado por crises de infecção urinária, não é mesmo?

É por isso que é fundamental cuidar da saúde e manter hábitos alimentares saudáveis, não só durante o inverno, mas ao longo do ano inteiro.

Tomar pouca água, vestir roupas úmidas, agasalhar-se menos e comer poucas frutas e legumes são fatores que aumentam o risco de infecção urinária.

Portanto, por mais que você sinta menos sede no inverno, não deixe de beber no mínimo dois litros de água por dia, a fim de facilitar o funcionamento de seu sistema urinário e evitar infecções neste sentido.

Vale ressaltar que as mulheres são mais propensas a contrair infecção urinária, pelo fato do canal da uretra feminina ser mais curto e acumular bactérias com mais facilidade. 

Mas, é importante ressaltar que os sintomas de infecção urinária em homens também podem existir. Sendo assim, é ideal que ambos se previnam deste mal.

Veja abaixo como prevenir infecção urinária:

Portanto, para evitar o risco de infecção urinária no inverno, ao identificar sintomas como ardência ao urinar ou o aspecto de urina turva, procure um médico urologista imediatamente para realizar os exames recomendados e iniciar o tratamento ideal para seu quadro o quanto antes!

O Dr. Elton Sanchotene atende como Urologista em Novo Hamburgo e São Leopoldo. É especialista em tratamentos e diagnósticos de Bexiga Hiperativa, Incontinência Urinária, Prolapso Vaginal, Litíase Urinária e Próstata. Entre em contato e agende sua consulta em nossa Clínica de Urologia!

Sair da versão mobile