O câncer de próstata é uma doença silenciosa, que não costuma manifestar sintomas ao paciente. Por isso, o exame de toque é essencial para a detecção precoce e tratamento efetivo do quadro.
Continue a leitura e compreenda a importância do exame de toque para um diagnóstico rápido, auxiliando na prevenção de doenças masculinas.
Exame do toque e seu papel no diagnóstico
Quando detectado precocemente, o câncer de próstata possui entre 80% a 90% de chance de cura. O câncer de próstata não apresenta sintomas claros ao paciente. Por isso, realizar procedimentos para prevenção é tão importante.
O exame de toque, realizado por médicos urologistas, é um dos principais procedimentos utilizados para o diagnóstico inicial do câncer de próstata. O procedimento é simples, dura menos de dois minutos e deve ser feito por um urologista.
Além do exame de toque, o urologista realiza um exame físico complementar e solicita exames laboratoriais, como o PSA e o exame comum de urina.
O exame de PSA complementa o exame do toque. Assim o urologista pode afirmar com um acerto de mais de 95% que você não tem um câncer de próstata no momento da consulta . Mas esta deve ser repetida anualmente para uma correta prevenção.
É preciso que a população masculina tenha consciência e perceba que a saúde deve vir acima do medo e do preconceito sobre a realização dos exames. Dessa maneira, o combate ao câncer de próstata se tornará muito mais eficaz.
O Urologista Sanchotene possui mais duas décadas de experiência, com mais de 73 mil pacientes atendidos. Algumas de suas especialidades são o tratamento da incontinência urinária, bexiga hiperativa, próstata, prolapso vaginal e litíase urinária. Agende a sua consulta!
Então, gostou da leitura? Se este artigo foi útil para você, compartilhe em suas redes sociais!