Ícone do site Urologista Sanchotene

Qual a melhor dieta para quem tem pedra nos rins?

água-e-frutas-dieta-para-quem-tem-pedra-nos-rins

Afinal, existe uma melhor dieta para quem tem pedra nos rins? Filtrar o sangue e eliminar através da urina aquelas substâncias que são nocivas ao organismo são as principais funções dos rins. Nesse sentido, é recomendado tomar de dois a três litros de água pura por dia, no mínimo, para manter o bom funcionamento dos rins e demais órgãos que compõem o corpo humano.

Não praticar exercícios físicos regularmente e comer frequentemente uma grande quantidade de produtos industrializados, proteínas, poucas frutas e verduras pode resultar em problemas graves no funcionamento de seus rins e demais órgãos, resultando em doenças como a litíase renal, conhecida popularmente como “pedra nos rins” ou “cálculo renal”. 

Nesses casos, a adoção de um estilo de vida mais saudável pode ser determinante para a melhora de pacientes que se encontram nesse tipo de quadro.

No post de hoje vamos explicar qual é a melhor dieta para quem tem pedra nos rins. 

Continue a leitura e confira!

Qual é a melhor dieta para quem tem pedra nos rins? Veja como eliminar pedra nos rins de forma rápida

Tomar bastante água, sucos naturais e chás ao longo do dia; comer frutas cítricas, como laranja, limão e bergamota; ingerir leites e derivados com cautela; comer verduras, em especial folhas verdes escuras; diminuir a quantidade de sal nas refeições diárias e eliminar o refrigerante e as bebidas alcoólicas da sua rotina alimentar pode resultar na melhor dieta para quem tem pedra nos rins.

Acesse o link a seguir para saber mais sobre como eliminar pedra nos rins com a ajuda de alimentos.

A adoção de um plano alimentar mais saudável vai permitir que você elimine de forma rápida as pedras, evitando maiores complicações à sua saúde e aumentando também a sua disposição e qualidade de vida.

Vale destacar que as pedras comumente são eliminadas pela urina, porém, dependendo do tamanho do cristal, pode ser necessário um procedimento cirúrgico. 

Sendo assim, o acompanhamento de um médico urologista é fundamental para a melhora do paciente. 

É o profissional de urologia que conseguirá analisar de forma detalhada e especifica o quadro médico do paciente em questão, solicitando exames de laboratório e tomografias de abdome para descobrir o tamanho, a localização e a dureza da pedra nos rins. Através dessas informações será possível prescrever o tratamento mais recomendado à realidade do paciente.

Agora que você já descobriu qual é a melhor dieta para quem tem pedra nos rins, aproveite e acesse o link a seguir para conhecer 5 mitos e verdades sobre cálculo renal.

O Dr. Elton Sanchotene atende como Urologista em Novo Hamburgo e São Leopoldo. É especialista em tratamentos e diagnósticos de Bexiga Hiperativa, Incontinência Urinária, Prolapso Vaginal, Litíase Urinária e Próstata. Entre em contato e agende sua consulta em nossa Clínica de Urologia.

Sair da versão mobile