Você sabe quais alimentos fazem mal para quem tem pedra nos rins? No artigo de hoje, traremos informações relativas ao consumo de determinados produtos que podem agravar ainda mais os sintomas produzidos pela presença de pedra nos rins.
Siga a leitura e saiba mais!
Mas afinal, quais alimentos fazem mal para quem tem pedra nos rins?
Existem diversos tipos de alimentos que fazem mal para quem tem propensão a pedra nos rins, pois agravam a formação de cálculos renais.
Elencamos, abaixo, 3 tipos de alimentos que são prejudiciais para aquelas pessoas portadoras da condição citada.
- Produtos industrializados: os produtos industrializados geralmente são repletos de ingredientes que colaboram para a formação de cálculos renais. Entre eles, merecem destaque os edulcorantes artificiais, utilizados para dar sabor principalmente em bebidas dietéticas (como os sucos em pó de baixa caloria) e produtos lights. Ao longo do tempo, esse produto pode produzir efeitos colaterais graves, como por exemplo a formação de pedras nos rins e a deterioração da função renal.
- Embutidos: geralmente, os embutidos são repletos de sódio, ingrediente que quando consumido em grande quantidade favorece a ocorrência da retenção de líquidos e a formação de cálculos renais. Pelo fato de que o organismo não consegue eliminar o excesso de sódio, o trato renal acaba armazenando-o. Além de ser prejudicial para quem tem pedra nos rins, o excesso de sódio pode também ocasionar o aumento da pressão arterial e do peso.
- Oxalato: o oxalato é um composto orgânico que contribui para o acúmulo de sódio e cálcio nos rins, muito presente em frutos do mar, vegetais de folhas verdes, chocolate e nozes. Para diminuir a absorção do oxalato, o consumo de alimentos ricos em cálcio é indicado, já que a combinação dos mesmos ocasiona mais facilmente a eliminação através do intestino.
Relembre quais são os alimentos que evitam a formação de cálculos renais
No artigo “Como eliminar pedra nos rins com ajuda dos alimentos”, citamos diferentes tipos de produtos que, quando consumidos regularmente, podem auxiliar a combater a formação de cálculos renais.
De maneira geral, destacamos a relevância de evitar o consumo de alimentos excessivamente salgados, da ingestão de sucos cítricos e do consumo atento de proteínas de origem animal.
O consumo de sucos de frutas cítricas como de laranja e limão podem auxiliar na prevenção das pedras nos rins pois possuem grande quantidade de ácido cítrico e quando consumidas dão origem ao citrato, que impede a formação de cristais.
Já os alimentos ricos em proteína animal elevam a quantidade de sódio no organismo, o que pode contribuir para a formação dos cálculos.
Então, gostou das dicas? Não esqueça de deixar o seu comentário!