Ícone do site Urologista Sanchotene

Para que serve cloridrato de fenazopiridina? Automedicação não é indicada

medicamento-cloridrato-de-fenazopiridina

Muitas pessoas recorrem à medicação quando sentem algum desconforto no trato urinário, como é o caso do cloridrato de fenazopiridina.

Os analgésicos para alívio dos sintomas de dor na bexiga são amplamente utilizados. Isso porque durante muito tempo acreditava-se ser um método eficaz para tratar infecções urinárias.

Analgésicos à base de cloridrato de fenazopiridina são vendidos sem receita médica no Brasil, por isso, as pessoas têm acesso fácil a esse tipo de medicamento.

Porém, a automedicação não é indicada, pois, além de não combater o problema de saúde, ela pode agravar a doença.

Siga a leitura e saiba para que serve o cloridrato de fenazopiridina e porque você não deve recorrer à automedicação.

O que é cloridrato de fenazopiridina?

O cloridrato de fenazopiridina é indicado para alívio da dor e desconforto ao urinar. Esses sintomas são decorrentes da irritação da mucosa do trato urinário inferior, que pode ser causado por uma infecção, trauma, cirurgia ou outros procedimentos invasivos.

Esse medicamento não deve ser usado para retardar o diagnóstico e o tratamento das causas específicas

Ele é contraindicado para crianças, pessoas com hipersensibilidade aos componentes da fórmula, com insuficiência renal ou disfunção hepática grave.

O cloridrato de fenazopiridina promove um alívio local na mucosa urinária. Mas, não se trata de um tratamento e só deve ser administrado quando receitado por um médico.

Em alguns casos, esse tipo de medicamento pode mascarar os sintomas e, por consequência disso, causar uma infecção urinária e prejudicar o seu diagnóstico e tratamento.

Automedicação não é indicada

Analgésicos como o cloridrato de fenazopiridina são bastante utilizados para tratar os sintomas da famosa cistite.

No entanto, quando usados sem orientação médica, podem agravar a infecção urinária ou outras infecções.

Estima-se que 50% das mulheres vão enfrentar problemas no trato urinário pelo menos  uma vez na vida. Desconforto, ardência ao urinar e aumento da frequência de micção são os principais sintomas.

O problema é que, ao utilizar um analgésico, o paciente trata os sintomas e não a causa do problema. Além disso, pode-se mascarar uma infecção que, quando não tratada, pode se tornar mais grave.

O tratamento correto é feito com antibióticos, pois eles são capazes de combater a bactéria invasora. Os analgésicos também podem ser receitados pelo médico, para alívio dos sintomas.

Também podem ser utilizados métodos caseiros para aliviar as dores e desconfortos no trato urinário, como bolsa de água quente e a ingestão de chá de urtiga ou dente de leão, que auxiliam na eliminação do ácido úrico.

Muito cuidado com a automedicação! Quando não são administrados de forma correta, os medicamentos podem provocar efeitos colaterais e agravar o seu problema. 

Ao perceber qualquer sintoma de infecção urinária, agende uma consulta com um médico urologista.

Sair da versão mobile