O sistema urinário é um sistema complexo, com órgãos que desempenham diferentes papéis. O relaxamento dos músculos pélvicos, por exemplo, é um processo importante, pois é ele que permite que a urina seja expelida do corpo humano.
O processo citado acima funciona de forma correta devido às mensagens nervosas mantidas entre o cérebro, bexiga e músculos pélvicos. Quando a comunicação entre o sistema nervoso central e o trato urinário não funcionam em sua integridade, problemas relacionados à incontinência urinária podem surgir no paciente.
Incontinência urinária de urgência
A incontinência urinária de urgência é um dos principais tipos de incontinência urinária.
A incontinência urinária de urgência se caracteriza pela forte e repentina vontade de urinar. O problema costuma ser ocasionado por espasmos ou contrações na bexiga, resultando no escapamento involuntário da urina.
Pacientes com incontinência urinária de urgência apresentam bexigas que transmitem mensagens equivocadas ao cérebro, de que a bexiga está mais cheia do que realmente está. Assim, o músculo vesical ( destrutor ) se contrai e surge a urgência de urinar. Em casos normais, a pessoa passa a sentir vontade de urinar quando a urina ocupa metade do volume total da bexiga. Em pacientes com a incontinência de urgência, a vontade súbita de urinar pode aparecer muito antes.
Os sintomas da incontinência urinária de urgência tendem a piorar em situações de estresse intenso ou então pelo consumo excessivo de cafeína e álcool. Além disso, a incontinência de urgência pode ter maior incidência em mulheres após o período da menopausa, pela atrofia vaginal.
Fique atento(a): sintomas semelhantes a incontinência de urgência podem ocorrer por infecções no trato urinário ou cálculos na bexiga. Por isso, procure um médico urologista para um diagnóstico.
Se a incontinência urinária de urgência for confirmada pelo médico urologista, serão diversas as opções de tratamento para o caso. Poderão ser realizadas abordagens como reeducação da bexiga, medicação, fisioterapia, cirurgia, entre outros.
Incontinência Urinária de esforço
Índices apontam que de 10 a 20% das mulheres sofrem de incontinência urinária de esforço. O problema costuma ocorrer quando o escape da urina ocorre devido a uma pressão forte e inesperada na região da bexiga. A incontinência urinária de esforço é menos frequente em homens, mas também pode ocorrer.
Ao tossir, pegar peso, espirrar, correr ou gargalhar, algumas pessoas podem apresentar perdas de urina. Conhecida como incontinência urinária de esforço, as perdas podem ocorrer em pequenos volumes como gotas ou até mesmo em jatos.
A incontinência urinária de esforço é causada por uma deficiência do esfíncter uretral, assim como pela fraqueza dos músculos que dão suporte à bexiga, útero ou intestino. O quadro costuma ser mais comum em mulheres que realizaram parto normal, porém, pode atingir pacientes com outras características.
Felizmente, a incontinência urinária de esforço possui tratamento. Para isso, é necessário o diagnóstico de um médico urologista, para seguir a melhor opção de tratamento para reversão do quadro. Os procedimentos mais comuns costumam ser a fisioterapia e técnicas comportamentais, uso de medicamentos, estimulação elétrica e radiofrequência, entre outros , ou a necessidade de cirurgias minimamente invasivas e com elevado grau de curável satisfação das pacientes.