Você sabe o que é prostatite? Provavelmente, não. Afinal, a prostatite é conhecida por apenas 15% dos homens em todo o mundo, de acordo com estudos publicados pela Fundação Americana de Doenças Urológicas.
No artigo de hoje explicaremos o que é a prostatite, quais são as suas causas, sintomas e tratamentos disponíveis.
Continue a leitura!
Entenda o que é prostatite e quais são os seus principais sintomas
A prostatite é uma doença comum entre a população masculina, podendo surgir em qualquer idade. O quadro se caracteriza pela inflamação das glândulas da próstata, sendo infecciosa na maioria dos casos com a presença da bactéria Escherichia coli.
Cerca de 70% dos quadros são diagnosticados apenas com a manifestação dos sintomas que, em certos casos, podem ser bastante intensos. Para entender os principais indicativos da doença, é necessária a compreensão dos principais tipos de prostatite existentes:
Prostatite Bacteriana Aguda
Doença infecciosa do trato urinário inferior, se caracteriza por um início agudo de dor combinada com febre, sintomas irritativos e obstrutivos no canal urinário. Geralmente, os principais sintomas são o aumento da frequência urinária e urgência ao urinar.
O paciente também pode sofrer de dores na região perineal ou suprapúbica e, em alguns casos, na genitália externa. Também podem surgir sintomas como febre, calafrios, náuseas e vômitos, variando de paciente para paciente.
Prostatite Bacteriana Crônica
Esse tipo de prostatite ocorre pela possível complicação da inflamação aguda que não foi devidamente tratada. O quadro costuma ser mais sutil do que a prostatite aguda e os principais sintomas são incômodo ao urinar, vontade de urinar frequentemente e mal-estar. A febre também pode existir, mas geralmente é baixa.
Prostatite Inflamatória Assintomática/Síndrome da Dor Pélvica Crônica
A síndrome da dor pélvica crônica só é diagnosticada quando outros quadros são descartados, como a prostatite bacteriana, tumores, infecções urinárias, hemorróidas, entre outros. Os principais sintomas da síndrome da dor pélvica crônica são os da prostatite crônica, dor pélvica, desconforto anal e incômodo nos testículos.
Qual o tratamento para a prostatite? A doença pode evoluir para o câncer?
O primeiro passo para o tratamento da prostatite é o diagnóstico preciso do quadro, que deve ser realizado por um médico urologista. Afinal, como vimos, existem diferentes tipos de prostatite e cada uma delas deve seguir um padrão de tratamento. Por isso, se você está demonstrando algum dos sintomas listados acima, procure imediatamente um urologista para a condução do tratamento.
Diferentemente do que muitos pacientes temem, a prostatite não é precursora do câncer. No entanto, o tratamento deve ser conduzido com seriedade pelo paciente, em cumprimento com as recomendações do médico urologista.
Então, entendeu o que é a prostatite? Se você possui outras dúvidas sobre o quadro, deixe o seu comentário!