A saúde dos rins é fundamental para uma vida tranquila e com mais bem-estar, sendo essencial estar atento ao surgimento de infecções que prejudicam o órgão. Nesse contexto, você sabe o que é pielonefrite?
Por ser um problema que pode trazer grandes prejuízos, é extremamente importante conhecer seus principais sintomas e fatores de risco, de modo que seja possível identificar a condição logo no início e prosseguir com o tratamento indicado por um profissional.
Essa é uma infecção que pode surgir por diversos fatores, sendo necessário prestar atenção aos seus sinais e consultar um médico de confiança assim que eles começam a surgir.
Para saber o que é pielonefrite, quais são os seus sintomas e como ela pode ser tratada, continue a leitura!
Para entender o que é pielonefrite, é preciso ter em mente que essa é uma inflamação renal provocada pela ação de bactérias nos rins e nos ureteres, que são os ductos pelos quais a urina chega até a bexiga.
Os sintomas da pielonefrite incluem:
Embora existam outros agentes que podem levar a esse tipo de infecção, grande parte dos casos dessa condição são causados pela bactéria Escherichia coli, que habita normalmente os intestinos e pode alcançar a bexiga, o que leva à sua instalação nos rins.
Assim, uma das formas mais comuns do desenvolvimento da pielonefrite é a evolução de uma cistite, que ocorre quando a infecção urinária sobe para os rins, prejudicando o seu funcionamento.
Existem alguns fatores de risco que podem deixar o organismo mais suscetível ao desenvolvimento do quadro, sendo eles:
Agora que você já sabe o que é pielonefrite, quais são seus sintomas e causas, também é preciso saber o que fazer ao observar a presença dos seus sinais no organismo.
O primeiro passo é procurar um urologista de confiança, que possa realizar o diagnóstico e prescrever o tratamento mais adequado para cada caso.
Felizmente, a pielonefrite tem cura e o tratamento costuma iniciar com antibióticos, para evitar que o agente infeccioso provoque lesões permanentes nos rins, além de impedir que a infecção se espalhe no organismo e afete outros órgãos.
Em casos mais graves, quando o quadro já está avançado, pode ser necessário recorrer à internação, para introduzir a medicação por via endovenosa.
Tem alguma dúvida sobre esse assunto? Para mais informações, entre em contato com o Dr. Elton Sanchotene, que atende como Urologista em Novo Hamburgo e São Leopoldo, e agende sua consulta!