Ícone do site Urologista Sanchotene

O que é novembro azul: como me prevenir do câncer de próstata

o-que-é-novembro-azul

No Brasil, o segundo tipo de câncer que mais atinge os homens é o câncer de próstata, com mais de 28% dos casos segundo a Agência Nacional de Saúde. Por conta dos mitos e da desinformação em relação à doença foi o criado o Novembro Azul. Neste artigo, vamos discutir o que é novembro azul, quando foi estabelecido e as principais questões relacionadas a esse movimento.  

Para saber mais, siga a leitura!

Da Austrália para o mundo: como surgiu o novembro azul

O dia 17 de novembro é conhecido como o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata e, se aproveitando desse contexto, em 2003, um movimento chamado de Movember surgiu na Austrália para lançar uma campanha de conscientização da doença. Logo, a campanha foi tomando proporção mundial e várias entidades médicas e da sociedade civil aderiram à campanha. 

Sendo assim, o Novembro Azul tem como objetivo educar a população, sobretudo os homens, a respeito do câncer de próstata. Por isso, as campanhas focam em como prevenir a doença, como é feito o diagnóstico, como tratar a doença, além de esclarecer preconceitos que em geral estão presentes na sociedade. 

Como prevenir o câncer de próstata?

Uma das questões que surgem aos homens durante o novembro azul é: como prevenir o câncer de próstata?  A prevenção da doença é realizada, principalmente, por meio de hábitos saudáveis que visam diminuir as chances de surgimento da doença. 

Nesse caso, a prevenção é a mesma para outras doenças. O paciente deve praticar exercícios físicos de forma recorrente, ingerir alimentos ricos em vitaminas e com baixo teor de gordura, interrupção do tabagismo e diminuição do consumo de álcool. 

Para além da mudança de hábitos é necessário que homens, especialmente os acima de 45 anos, realizem exames de rotina, regularmente, com a supervisão de um médico especialista, assim estaremos promovendo um diagnóstico precoce da doença e aumentando em muito as chances de cura que são de mais de 90% quando a doença é inicial.

Como enfatizamos, o quanto antes a doença for diagnosticada, mais sucesso de tratamento em caso de algum problema na próstata. Por conta da falta de sintomas no começo do desenvolvimento da doença, exames regulares são essenciais. 

Atualmente, para diagnosticar o câncer de próstata, o urologista pode fazer uso de dois métodos: o antígeno prostático específico (PSA), que consiste em um exame de sangue e o toque retal. 

Como esse último exame ainda envolve muitos preconceitos, o Novembro Azul torna-se ainda mais importante para conscientizar os homens a respeito da necessidade dele. A análise por meio do toque retal permite ao urologista constatar a ocorrência de massa rígida, nódulos ou outros problemas na próstata. 

Por conta da relevância da doença e das possíveis complicações, a necessidade de encontrar um especialista com experiência na área torna-se ainda mais importante. O Dr. Elton Sanchotene possui ampla experiência com a questão da prevenção e do câncer de próstata, tendo experiência internacional profissional e acadêmica com o tema. 

Agende uma consulta! Em São Leopoldo estamos localizados na rua Conceição 987, sala 203, Centro, fone (51) 3589-3772. Em Novo Hamburgo ficamos na Av. Maurício Cardoso, 833, sala 08, fone (51) 3593-8345.

Você resolveu suas dúvidas? Comente aqui para gente!

Sair da versão mobile