Entender o que é Feocromocitoma é fundamental para que um indivíduo possa se manter atento aos sintomas causados pela doença e identificar seu surgimento logo cedo, com o auxílio de um profissional.
Esse termo é usado para se referir a uma condição bastante rara, mas que deve ser conhecida para que seja possível identificar os sinais da sua presença no organismo, proporcionando um tratamento mais tranquilo e com mais chances de sucesso.
Para entender o que é Feocromocitoma, seus sintomas e como é possível tratar a doença, continue a leitura deste post!
Ao falar sobre saúde e bem-estar, é comum que certas doenças e condições de saúde sejam mencionadas com mais frequência, por se tratarem de situações mais comuns ou recorrentes entre a população.
No entanto, conhecer outros transtornos menos comuns permite que o indivíduo observe os sinais dados pelo seu organismo com maior atenção, conhecendo os pontos aos quais deve estar atento para identificar sintomas de determinado quadro.
A Feocromocitoma, por exemplo, é um tumor na região das glândulas adrenais, conhecidas também como suprarrenais, que ficam localizadas acima dos rins, na área posterior do abdômen.
O tumor costuma ser benigno e os riscos oferecidos pela sua aparição estão atrelados aos sintomas causados pela sua presença no organismo.
Agora que você sabe que é Feocromocitoma, é importante conhecer também os sintomas dessa condição. Em caso de sintomas, procure um médico o mais rápido possível, para investigar o quadro.
Entre os indícios, estão:
Apesar de se tratar de um tumor, os maiores riscos oferecidos pelo Feocromocitoma são aqueles trazidos pelos sintomas, a exemplo da alteração na pressão arterial, que pode causar graves prejuízos à saúde.
Nesse sentido, é importante conhecer a doença e compreender que essa é uma possível origem para problemas cotidianos de grande parte da população brasileira, tendo em vista que a hipertensão atinge mais de 30 milhões de brasileiros, de acordo com a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP).
Por apresentar sintomas bastante comuns, que têm origem em doenças de diversas naturezas, é importante que o paciente acometido por esses quadros consulte um profissional o mais rápido possível.
Para diagnosticar o quadro, são realizados testes laboratoriais que indicam a presença do tumor no organismo.
Após identificar que o paciente possui Feocromocitoma, o médico indicará a melhor maneira de iniciar o tratamento. Na maioria dos casos, é indicada uma cirurgia para remoção do problema.
Cabe ressaltar que, antes da operação, é fundamental tratar as condições geradas pela doença, como o aumento da pressão arterial, que pode ter graves consequências durante a operação.
Quando o tumor é maligno e sua retirada não se mostra suficiente, o profissional poderá indicar outros tratamentos, como a quimio e a radioterapia, bastante utilizadas para diminuir a ação do câncer no organismo.
Agora que você já sabe o que é feocromocitoma, aproveite para ler outros conteúdos relacionados em nosso blog.
O Dr. Elton Sanchotene atende como Urologista em Novo Hamburgo e São Leopoldo. É especialista em tratamentos e diagnósticos de Bexiga Hiperativa, Incontinência Urinária, Prolapso Vaginal, Litíase Urinária e Próstata.
Entre em contato e agende sua consulta!