Um estudo realizado pela Universidade Rutgers, nos Estados Unidos, apontou que os homens vivem, em média, cinco anos a menos do que as mulheres. O principal motivo? Pessoas do sexo masculino ignoram problemas de saúde com mais frequência e costumam adiar a procura de médicos especializados. É por isso que a saúde do homem exige atenção.
O câncer de próstata, por exemplo, é a principal causa de morte por câncer em homens depois dos tumores de pulmão. Grande parte da incidência é ocasionada pelo diagnóstico tardio da doença, já que 50% dos pacientes não visitam regularmente o urologista.
Alguns cuidados com a saúde do homem são diferentes das precauções que devem ser tomadas em relação à saúde feminina. Mesmo assim, ambos merecem atenção e o acompanhamento de médicos experientes, especialmente para garantir a prevenção de doenças e, em caso de necessidade, o tratamento adequado.
A urologia é uma especialidade médica que, dentre outras atribuições, é responsável pela saúde do homem. O médico urologista é quem vai diagnosticar e tratar problemas que estão relacionados aos epidídimos, testículos, próstata e questões gerais sobre os rins e sistema reprodutor masculino.
Os estudos de um urologista podem ser voltados a várias especialidades. O Dr. Sanchotene, por exemplo, possui foco em casos de incontinência urinária, bexiga hiperativa, litíase urinária, próstata, entre outros.
Além disso, a clínica de urologia Sanchotene também se dedica ao tratamento de casos relacionados à andrologia como, por exemplo, a disfunção sexual e erétil, a ejaculação precoce e a andropausa.
Como citado no post “Médico Urologista o que faz? Ele atende homens e mulheres?”, o médico urologista é responsável pela prevenção e tratamento de enfermidades ligadas aos órgãos reprodutores masculinos e ao trato urinário de homens e mulheres. Entre as doenças que podem acometer os homens, estão a fimose, impotência, candidíase peniana, dificuldade de urinar, câncer de próstata, entre outros.
Entre as mulheres, ele pode tratar a infecção urinária, cistite e obstrução do trato urinário. Há, ainda, enfermidades que podem acometer ambos os sexos, como cálculo renal e câncer de bexiga e de rins, por exemplo.
Diferente do que muitas pessoas pensam, o médico urologista também é responsável pelo tratamento de doenças do sexo feminino. Casos como o cálculo renal, cistites e outras doenças do aparelho urinário feminino podem ser tratadas por esse tipo de especialista.
As principais doenças tratáveis por médicos urologistas são:
Manter a atenção sobre a saúde do homem é extremamente importante para a prevenção e tratamento de doenças. Quanto mais rápido o diagnóstico, maiores as chances de uma recuperação efetiva do paciente.
Se você gostou deste artigo, deixe um comentário e compartilhe nas suas redes sociais!