Sintomas de dor na bexiga costumam ser comuns em diversas pessoas, geralmente indicando alterações no órgão, podendo ser ocasionada por infecção urinária, cálculos ou alguma inflamação em outro órgão localizado na região pélvica. A dor na bexiga é um grande incômodo, mas o que muitas pessoas não sabem é que o sintoma pode ser amenizado através de meios naturais e medicamentos específicos.
Como comentamos anteriormente, os sintomas de dor na bexiga não surgem sozinhos. Geralmente, eles vêm acompanhados de problemas relacionados a região pélvica do corpo. Nesse sentido, é importante consultar um urologista para realização de um diagnóstico adequado. Os métodos caseiros podem ajudar na redução da dor na bexiga, mas não possuem o poder de resolver determinados quadros clínicos.
Chás medicinais: o chá de urtiga e dente de leão são medicinais e auxiliam na eliminação do ácido úrico, assim como na limpeza dos rins. A cavalinha é uma planta medicinal rica em minerais, que pode ser consumida em forma de chá, fortalecendo todo o organismo e auxiliando em sintomas de dor na bexiga.
Bolsa de água quente: a bolsa de água quente é uma boa opção para auxiliar no alívio das dores de bexiga. Também pode ser realizado um banho morno em imersão para alívio da dor – dessa forma, o sangue terá uma maior circulação na região.
Se você não gosta de métodos caseiros ou eles não surtiram efeito no alívio das dores, você pode procurar medicamentos tradicionais para alívio dos sintomas de dor na bexiga. Lembrando que eles devem ser utilizados temporariamente e devem ser indicados por um urologista. Não utilize remédios para dor na bexiga sem indicação médica.
Remédios para dor em geral podem ser utilizados no auxílio dos sintomas de dor na bexiga. Um dos mais conhecidos é a dipirona monoidratada, um analgésico e antitérmico. Ele costuma fazer efeito entre 30 e 60 minutos após a ingestão, persistindo por aproximadamente 4 horas. Tome cuidado para que a medicação não mascare a febre e outros sintomas mais graves. Leia a bula antes de ingerir o medicamento.
Remédios com o princípio ativo de cloridrato de fenazopiridina são bastante indicados para alívio de dores na bexiga quando relacionados a infecção urinária. Ele promove um efeito local na mucosa urinária. Evite o medicamento se você tiver alergia a algum dos componentes da fórmula do medicamento, problemas renais ou problemas graves no fígado.
Os métodos caseiros e os remédios mencionados acima podem aliviar os sintomas de dor bexiga, mas eles não são um tratamento. Ou seja: a dor pode passar momentaneamente, mas o problema persistirá. Por isso, é muito importante que você realize uma consulta com um urologista e receba um diagnóstico de seu quadro clínico. O Doutor Elton Sanchonete possui mais de 21 anos de experiência e atua na clínica Sanchotene. Entre em contato conosco e agende sua consulta!