Muitos sintomas da gravidez, como o enjoo e aumento da frequência urinária, podem ser facilmente confundidos com outras condições. Por isso, é importante que a mulher esteja atenta ao sinais que seu corpo transmite. No post de hoje, você vai descobrir como diferenciar infecção urinária ou gravidez, compreendendo os motivos pelos quais os dois quadros costumam ser associados e gerar dúvidas.
A seguir, explicaremos tudo sobre o assunto.
A infecção urinária pode ser facilmente confundida com os sintomas da gravidez, isso é fato. Mas você tem alguma ideia de por que isso ocorre?
Com seis semanas de gravidez, a mulher apresenta maior frequência miccional, devido à ação da progesterona no corpo, que se faz presente na fase inicial da gestação. Esse sintoma, muitas vezes, é o que acaba sendo confundido com infecção urinária.
Além disso, no final da gravidez, o bebê comprime a bexiga devido ao espaço que ocupa no útero. Então, a capacidade de armazenamento da bexiga da mulher é reduzido e, assim, a vontade de urinar surge com maior frequência.
No entanto, devemos compreender que o aumento da frequência urinária nem sempre indica gravidez. Quando acompanhado de dor, o sintoma pode ser característico apenas de uma infecção do trato urinário.
Fique atenta aos sintomas mais frequentes da infecção do trato urinário:
Durante a gravidez, as mulheres aumentam as chances de desenvolver infecções no trato urinário, devido aos hormônios da gestação que deixam mais suscetíveis os músculos do ureter, diminuindo o fluxo de urina dos rins para a bexiga.
O mesmo ocorre durante o crescimento do útero. Assim, as bactérias conseguem se multiplicar mais facilmente dentro do organismo, originando diferentes tipos de infecção urinária. Por isso, mantenha-se atenta aos sintomas da infecção do trato urinário, mencionados acima.
Quando a infecção urinária não é tratada, pode causar sérios riscos à saúde feminina, prejudicando gravemente a função dos rins e podendo atingir insuficiência renal completa. Se negligenciada por gestantes, a infecção urinária pode resultar em infecção nos rins que, por sua vez, pode até causar um parto prematuro.
Se você é gestante ou não, é importante ficar atenta aos sintomas de infecção urinária. Consulte um urologista assim que perceber qualquer um dos sintomas citados, para que o tratamento seja realizado na fase inicial e não proporcione riscos a sua saúde ou a saúde de sua gestação.
Este artigo foi útil para você? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais!