A infecção urinária de repetição ocorre quando o paciente tem esse problema de forma recorrente, podendo ocorrer várias vezes durante um ano.
Ela é mais comum entre as mulheres, já que a sua uretra é menor, aumentando as chances de bactérias e outros agentes infecciosos alcançarem a bexiga ou os rins.
De acordo com a Universidade de São Paulo, cerca de 25% das mulheres com história de infecção urinária sofrerá desse problema durante a sua vida.
Mas, o que muitas pessoas não sabem é que por meio de alguns hábitos é possível prevenir essa doença e viver com mais qualidade de vida.
Continue a leitura para entender mais sobre a infecção urinária de repetição e tirar suas dúvidas sobre o tema.
O que é a infecção urinária de repetição?
Para entender o que é infecção urinária de repetição, precisamos saber um pouco mais sobre o funcionamento do nosso sistema urinário.
Basicamente, após filtrar o sangue, o rim envia todas as impurezas para a bexiga, que enche aos poucos até chegar a vontade de ir ao banheiro.
Para eliminar a urina, esse líquido sai da bexiga e passa pela uretra, um tubo que fica na nossa região íntima.
O problema acontece quando bactérias, vírus, fungos e outros agentes infecciosos aproveitam esse canal para chegar até outros órgãos, como a bexiga e o rim.
Isso pode acontecer com qualquer pessoa, mas é mais comum entre as mulheres, já que a sua uretra fica mais próxima do ânus e tem cerca de 4 cm, enquanto esse órgão tem cerca de 20 cm nos homens.
Como consequência, elas são mais propensas a terem infecções, seja apenas uma vez ou vários casos durante o ano.
Quando a frequência é maior que dois episódios em seis meses ou três no último ano, chamamos de infecção urinária de repetição.
As principais causas da infecção urinária de repetição
A infecção urinária de repetição pode ocorrer por diversos motivos e, muitas vezes, não é possível identificar exatamente a causa.
Apesar disso, já se sabe que há alguns hábitos que são considerados fatores de risco, como:
- Uso de ducha vaginal,
- Roupas íntimas apertadas e justas,
- Falta de higiene após evacuação,
- Excesso de higiene na área íntima,
- Outras doenças, como diabetes,
- Não urinar depois de relações sexuais,
- Menopausa.
Além de tudo isso, ainda há pessoas que são mais propensas a ter infecção urinária de repetição. Normalmente esse problema ocorre em mulheres com histórico familiar dessa doença.
Como funciona a prevenção para esse tipo de infecção?
A melhor forma de evitar a infecção urinária de repetição é por meio da adoção de alguns hábitos, como:
- Higienizar a área íntima sem duchas ou produtos agressivos,
- Limpar corretamente após usar o banheiro,
- Urinar imediatamente após as relações sexuais,
- Usar roupas íntimas de algodão,
- Fazer acompanhamento médico durante a menopausa.
Diante de qualquer sintoma, o primeiro passo é consultar um médico para identificar qual é o agente infeccioso e iniciar o uso de antibiótico mais recomendado para o caso.
Em alguns casos, o médico também pode recomendar o uso desse medicamento para prevenir outra infecção, mas com uma dose mais baixa ou apenas após uma relação sexual, se for comprovada a associação.
Para mais informações sobre o tema, entre em contato com o Dr. Elton Sanchotene. Agende sua consulta e tire todas as suas dúvidas.