Ícone do site Urologista Sanchotene

Incontinência urinária noturna pode afetar crianças e adultos

A incontinência urinária noturna, também conhecida como enurese noturna, consiste no hábito de urinar de forma involuntária durante o sono. Causada por diferentes fatores, o quadro costuma ser comum em crianças, podendo afetar até 15% do público, segundo especialistas. A incontinência urinária noturna também pode atingir adultos e, embora geralmente não esteja relacionada a problemas graves de saúde, é causadora de constrangimento aos portadores do quadro.

Causas da incontinência urinária noturna

São diversos os fatores que podem causar ou contribuir com os sintomas da incontinência urinária noturna em adultos e crianças.

Incontinência urinária noturna em adultos:

Incontinência urinária noturna em crianças:

Em casos de incontinência urinária noturna em crianças, é preciso compreender que a família ocupa um grande papel no tratamento. Como vimos, o ato de urinar na cama não é sinônimo de “birra”, desobediência ou preguiça. Por isso, a família deve dar todo o suporte necessário ao paciente durante o tratamento.

Como tratar a enurese noturna

A incontinência urinária noturna deve ser investigada e tratada por um médico urologista de confiança. Além da orientação adequada  de um urologista para a solução da enurese noturna, outras doenças importantes podem ser diagnosticadas durante as investigações médicas. A identificação da causa da incontinência urinária noturna é indispensável para um bom tratamento, principalmente em adultos.

Geralmente, a incontinência urinária noturna é tratável em adultos e principalmente em crianças, podendo ser curada completamente. Por isso, não deixe de consultar um médico urologista.

Dicas que podem auxiliar no controle da incontinência urinária noturna

Se você possui um quadro mais leve de incontinência urinária noturna, a aplicação de algumas técnicas podem auxiliar no controle do problema:

  1. Vá ao banheiro com frequência: tente urinar com maior frequência durante o dia e, ao deitar, procure estar com a bexiga vazia. Isso pode auxiliar a evitar a incontinência urinária noturna.
  2. Limite a ingestão de líquidos durante a noite: se você costuma beber muito líquido antes de dormir, sua incontinência urinária pode estar atrelada a isso. Por isso, procure beber menos líquido antes de se deitar.
  3. Em crianças, tente auxiliá-las diminuindo o nível de estresse, já que este costuma ser uma causa comum do problema.

Se a micção de forma involuntária afetar você ou em seu filho de forma frequente, busque um urologista de sua confiança para avaliação do caso.

Sair da versão mobile