A importância do Outubro Rosa se estende por todos os dias do ano e impacta positivamente na saúde e na vida da mulher e até mesmo na dos seus familiares.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa é que a cada ano do triênio 2023/2025 sejam diagnosticados 704 mil novos casos de câncer no Brasil.
Embora o câncer de pele seja o tumor mais frequente no país, segundo o Ministério da Saúde, o de mama é o tipo que mais leva mulheres a óbito.
Porém, o órgão adverte que cerca de 30% dos casos podem ser evitados com mudanças no estilo de vida da mulher e adoção de práticas saudáveis.
O Outubro Rosa é um movimento que visa informar e conscientizar sobre a prevenção da doença e auxiliar na promoção da saúde feminina, bem como criar redes de apoio à pacientes em tratamento.
Continue a leitura e confira a importância do Outubro Rosa na prevenção da doença, na redução da incidência da mortalidade e no apoio à mulher com câncer de mama.
O marco do Outubro Rosa foi a “Corrida pela Cura”, evento que acontecia em Nova Iorque anualmente. Em especial, a edição de 1997 visava arrecadar fundos para a Fundação Susan G. Komen, instituição criada para pesquisas sobre o câncer de mama.
No dia da corrida os participantes usaram um laço rosa e devido à repercussão do evento a sociedade se engajou na busca de informação sobre a prevenção e tratamento da doença.
Tempo depois, o governo americano oficializou que outubro passaria a ser o mês dedicado à campanha nacional de combate ao câncer de mama. A partir disso, o movimento ganhou força no mundo inteiro.
Especialmente no Brasil, a campanha começou em 2002 e desde lá visa compartilhar informações:
Segundo o INCA, somente para 2023 estão previstos 73 mil novos diagnósticos de câncer de mama.
Porém, uma publicação no portal da USP nos dá a boa notícia que o câncer de mama diagnosticado no seu início e devidamente tratado tem mais de 90% de chances de cura.
Nesse sentido, compreendemos a importância do Outubro Rosa como um evento auxiliador na redução da mortalidade das mulheres, já que visa conscientizar a sociedade sobre a importância do:
Também vimos que 30% dos casos da doença podem ser evitados com mudanças de hábitos e nessa hora o Outubro Rosa tem importante papel informativo e orientativo para a prevenção da doença.
Ao receber o diagnóstico de câncer de mama, além das alterações físicas, a mulher também passa por dificuldades emocionais.
Nessa hora, a importância do Outubro Rosa vem em forma das redes de apoio formadas por organizações não governamentais, grupos e entidades voluntários, que reúnem pessoas e recursos para auxiliar a mulher:
O diagnóstico de um câncer de mama não traz apenas a confirmação da doença, ele traz um turbilhão de emoções e sentimentos que afloram na mulher, começando pela rejeição da doença.
A rede de apoio exerce o importante papel de acolher e estimular a mulher para que ela aceite a doença, não desista do tratamento e se fortaleça para aprender a lidar com os desafios da doença.
Ao receber o diagnóstico é comum a mulher se sentir invadida por sentimentos de revolta, raiva, culpa, ansiedade, medo e até mesmo luto a respeito do seu diagnóstico e aflição em relação ao futuro.
Nas redes de apoio, ela terá a oportunidade de conhecer e conviver com outras mulheres que também foram diagnosticadas, podendo compartilhar de perto experiências semelhantes, falar de seus medos e tirar suas dúvidas.
A importância do Outubro Rosa está em fazer a mulher compreender que nas redes de apoio ela vai encontrar outras pessoas que compartilham dos mesmos medos e carregam consigo as mesmas aflições e dúvidas sobre a quimio, radioterapia e efeitos do tratamento.
As redes de apoio também são grandes aliadas na hora de motivar a mulher para seguir o seu tratamento.
Essas instituições contam com diversos profissionais da área da saúde física e mental para ajudar a tirar dúvidas e orientar, tanto no tratamento da doença como no bem-estar e na qualidade de vida.
Agora que você sabe da importância do Outubro Rosa, que tal explorar o nosso blog e encontrar outros conteúdos interessantes?
O Dr. Elton Sanchotene atende como Urologista em Novo Hamburgo e São Leopoldo. É especialista em tratamentos e diagnósticos de Bexiga Hiperativa, Incontinência Urinária, Prolapso Vaginal, Litíase Urinária e Próstata.
Entre em contato e agende sua consulta!