Ícone do site Urologista Sanchotene

Glândulas de Tyson e HPV: conheça as diferenças

Médico prescrevendo algo para um paciente para simbolizar Glândulas de Tyson e HPV

Glândulas de Tyson e HPV podem ser facilmente confundidos quando não se tem conhecimento a respeito do que caracteriza cada uma das condições.

No entanto, são quadros diferentes e que exigem tratamentos distintos, por isso é importante reforçar que embora possam apresentar sintomas semelhantes, não são a mesma coisa.

Para saber mais a respeito das diferenças entre Glândulas de Tyson e HPV, continue a leitura do artigo!

Quais as diferenças entre as Glândulas de Tyson e HPV?

A confusão entre Glândulas de Tyson e HPV tende a ser motivada pelos sintomas que ambos apresentam, ou seja, o surgimento de pequenas bolinhas brancas na glande, que correspondem ao acúmulo de células da pele.

Para compreender a razão do aparecimento desses acúmulos, consultar um profissional é sempre importante, assim como ter uma noção básica a respeito do que caracteriza cada uma das condições.

Particularidades das Glândulas de Tyson

As Glândulas de Tyson são pequenas estruturas que estão presentes no pênis, sejam elas visíveis ou não, e sua função é a de lubrificar e proteger o órgão através da excreção de substâncias, como o esmegma.

Em alguns casos, ocorre o crescimento exacerbado dessas glândulas, que assumem a aparência de pequenas verrugas na glande e podem preocupar o portador.

Embora sejam confundidas com sintomas de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), essas estruturas são benignas e não representam um perigo para a saúde masculina.

Ainda assim, é sempre importante que o surgimento desses acúmulos de pele seja seguido de uma consulta ao médico, de modo a verificar qual a motivação para que tenham aparecido, garantindo que não se trate de uma IST.

Saiba mais sobre: quando procurar um urologista.

Particularidades do HPV

A diferença primordial entre Glândulas de Tyson e HPV, portanto, é que a primeira não se trata de uma doença e pode surgir espontaneamente, enquanto a segunda se trata de uma infecção viral, através do vírus Papilomavírus Humano.

Trata-se de uma condição bastante comum e que, em muitos casos, não gera qualquer tipo de sintoma, o que leva também à propagação do vírus através de  relações sexuais sem o uso de proteção.

O que gera a confusão com as glândulas é que um dos sintomas mais comuns da HPV no sexo masculino é o surgimento de pequenas verrugas no pênis, cuja aparência pode ser confundida com as Glândulas de Tyson que têm um crescimento exacerbado.

Qual o tratamento para as Glândulas de Tyson?

O crescimento das glândulas pode trazer desconforto e desagradar visualmente seu portador, mas não representam um risco para a saúde.

Ou seja, o tratamento será utilizado quando for da vontade do paciente, mas não se trata de uma necessidade imposta por questões atreladas à saúde.

Ainda assim, é importante que o portador consulte um profissional e verifique a possibilidade de tratar o quadro se as verrugas lhe causarem desagrado, garantindo mais satisfação e qualidade de vida.

Em alguns casos, quando as glândulas são de tamanho muito maior que o esperado, é possível realizar o procedimento de eletrocauterização para removê-las.

É importante ressaltar que, caso observe a presença desses acúmulos de pele, o portador não tente removê-los em casa, correndo o risco de causar graves prejuízos à sua saúde e ao órgão em si.

Agora que você já sabe qual a diferença entre Glândulas de Tyson e HPV, aproveite para ler outros conteúdos relacionados em nosso blog.

O Dr. Elton Sanchotene atende como Urologista em Novo Hamburgo e São Leopoldo. É especialista em tratamentos e diagnósticos de Bexiga Hiperativa, Incontinência Urinária, Prolapso Vaginal, Litíase Urinária e Próstata. Entre em contato e agende sua consulta em nossa Clínica de Urologia.

Sair da versão mobile