Você sabia que é possível fazer um exame de próstata pelo sangue? Trata-se do exame de PSA, o qual tem a função de analisar as moléculas antígenas produzidas pela próstata e possíveis alterações.
A sigla PSA refere-se ao termo Prostate Specific Antigen, que traduzido para o português significa Antígeno Prostático Específico.
Esse exame auxilia no diagnóstico de prostatite, próstata aumentada e, principalmente, câncer de próstata. Mas, vale destacar que o exame de PSA não anula a rotina urológica de homens de meia idade que inclui o exame de toque retal.
É recomendado que os homens façam o exame de PSA a partir dos 40 anos, porém, aqueles que possuem casos de familiares com câncer de próstata iniciem as dosagens um pouco antes.
Conforme o Instituto Oncoguia, homens saudáveis devem ter níveis de PSA inferiores a 4 ng/ml de sangue. Porém, mesmo assim, caso o exame de próstata pelo sangue identifique um nível abaixo desse valor não significa que o homem não possa ter desenvolvido um câncer.
Homens com níveis de PSA entre 4 ng/ml e 10 ng/ml têm uma chance de 25% de ter a doença. Caso o PSA for superior a 10, o risco de um homem ter câncer de próstata é superior a 50%.
Em todos os casos, se o médico identificar que nível do exame de PSA de seu paciente é alto, é comum que sejam solicitados outros exames para verificar a possibilidade de câncer de próstata.
Para que o resultado do exame de próstata pelo sangue seja assertivo, é necessário seguir alguns cuidados antes do dia da realização do exame.
Nesse sentido, é fundamental evitar a prática de exercícios físicos, não ter ejaculado ou mantido relações sexuais nas últimas 48 horas e nem ter realizado exames de bexiga ou sondagem uretral na semana do exame de PSA.
Lembrando, é claro, que essas orientações devem ser validadas com o seu próprio médico urologista e sugeridas conforme o seu quadro médico.
A realização de exames e o cumprimento de rotinas médicas podem garantir qualidade de vida e bem estar aos seus dias. Cuide de você e preze pela sua saúde sempre.
O Dr. Elton Sanchotene atende como Urologista em Novo Hamburgo e São Leopoldo. É especialista em tratamentos e diagnósticos de Bexiga Hiperativa, Incontinência Urinária, Prolapso Vaginal, Litíase Urinária e Próstata. Entre em contato e agende sua consulta em nossa Clínica de Urologia!