A espermocultura é um exame realizado em homens com o objetivo de identificar a presença de agentes patogênicos capazes de causar infecções genitais que podem estar associados a problemas como prostatite, prostatovesiculite, uretrite e outros.
Continue a leitura deste conteúdo e entenda quando é necessário a realização deste exame, como ele é feito e quais os cuidados que devem ser tomados para obter sucesso na análise.
Quando é necessário realizar um exame de espermocultura?
Diferentemente do espermograma, que tem o objetivo de avaliar a qualidade e quantidade de espermatozóides na amostra, o exame de espermocultura costuma ser solicitado para diagnosticar infecções bacterianas ou fúngicas no sistema reprodutor do homem.
Esse exame é muito utilizado na investigação de doenças como prostatite e epididimite.
O resultado apontará a presença ou ausência de agentes infecciosos. No caso do resultado da espermocultura ser positivo, será possível realizar um antibiograma para analisar o melhor e mais adequado antibiótico para a infecção.
Como é realizado o exame?
A espermocultura é realizada através de amostra de sêmen do paciente, que é obtida por meio da masturbação. A amostra de líquido seminal deve ser armazenada em um frasco devidamente esterilizado, por isso, costuma ser indicado sua realização no laboratório onde será feita a análise.
Caso a amostra não possa ser realizada em laboratório, é indicado que a mesma seja entregue para análise no laboratório no máximo duas horas após a coleta.
Quais são os cuidados que devem ser tomados para que haja êxito na análise da espermocultura?
Diferentemente do que muitos pensam, para realizar o exame de espermocultura não é necessário uma abstinência sexual prévia, apenas se a amostra for utilizada também para fins de espermograma.
Porém, existem alguns cuidados que devem ser tomados para que haja êxito na análise coletada e não seja necessário refazer o exame. Confira!
- Urinar antes de realizar a coleta do material;
- Higienizar o pênis, glande e prepúcio com água e sabão e secá-lo bem;
- Lavar bem as mãos com água e sabão antes de começar o processo de coleta;
- O líquido seminal deve ser colocado em um recipiente estéril, fornecido pelo laboratório;
- O sêmen deve ser recolhido através de masturbação, sem utilização de qualquer tipo de lubrificação ou saliva;
- O material deve ser entregue ao laboratório em no máximo duas horas após a coleta.
A importância de realizar consultas periódicas
Prevenir é a maneira mais eficaz para a garantia do bem-estar no futuro, e realizar consultas periódicas é a melhor forma de estar sempre em dia com a saúde.
Por isso, é importante que o homem consulte periodicamente o médico urologista e realize todos os exames solicitados pelo profissional.
O médico Urologista Elton Sanchotene possui experiência na área de urologia desde 1995 e é especialista em tratamentos e diagnósticos de Litíase Urinária, Bexiga Hiperativa, Incontinência Urinária, Prolapso Vaginal e Próstata. Entre em contato e agende sua consulta.
Gostou deste conteúdo? Leia artigos relacionados em nosso blog.