Enurese Noturna é um distúrbio que ocorre com frequência em crianças pequenas, normalmente dos 4 aos 7 anos, sendo os meninos os mais afetados pelo problema. A Enurese Noturna é o ato de urinar involuntariamente na cama, são os famosos “xixi na cama”, tão comuns em crianças pequenas que estão deixando as fraldas e começando a utilizar o vaso sanitário.
Infelizmente, o distúrbio ainda é pouco conhecido, o que leva a maioria dos pais pensarem que a preguiça é a causa do problema e acabam chamando à atenção de seus filhos em decorrência do fato. Entretanto, a Enurese Noturna pode ser causada por diversos fatores, causas biológicas, malformações congênitas, infecções, problemas no trato urinário ou no sistema nervoso, entre outros.
O fator genético pode influenciar o distúrbio. Sabe-se que filhos de pai ou mãe com episódios de enurese na infância, possuem 44% de chances de desenvolver o distúrbio. Esse número aumenta para 77% em filhos de pai e mãe que já tiveram enurese noturna na infância. Por outro lado, filhos de pais sem relatos do distúrbio na infância, possuem apenas 15% de chances de desenvolver enurese noturna.
A incidência de casos de Enurese Noturna em adultos é menor, mas não extinta. O desenvolvimento do distúrbio em adultos necessita uma atenção maior, e deve ser investigada junto ao médico urologista, especialista no sistema urinário masculino e feminino.
As causas da Enurese Noturna em adultos devem ser investigadas, pois o distúrbio pode ser um sinal para problemas como Infecção Urinária, Cistocele (conhecida como “bexiga caída”) ou doenças mais sérias como a Diabetes e Câncer.
Outras causas que levam adultos a sofrerem deste distúrbios são: a ingestão de álcool e a bexiga pequena. Quando ingerimos bebidas alcoólicas, a produção de vasopressina dentro do nosso organismo diminui e faz com que sintamos vontade de urinar com mais frequência e volume, para que o corpo possa expelir o teor alcoólico do sangue. O álcool deixa os nossos sentidos mais lentos e consequentemente, o cérebro terá respostas mais lentas para os sinais do corpo, podendo ser tarde demais quando nos dermos conta da necessidade de ir até o banheiro.
Aqueles que possuem bexiga pequena, ou seja, uma menor capacidade de armazenamento de urina, podem acabar sofrendo com o distúrbio da enurese. Quem possui bexiga pequena precisa ir ao banheiro com mais frequência, já que não tem condições de acumular tanta urina quanto os demais. Caso o volume seja maior do que a capacidade que os músculos da bexiga têm de segurar, a urina poderá sair involuntariamente.
O tratamento para Enurese Noturna pode variar, dependendo da idade e do caso de cada pacientes. Para crianças, geralmente é recomendado criar uma rotina de idas ao banheiro, diminuição da ingestão de líquidos à noite, principalmente aqueles ricos em açúcar e cafeína.
Em alguns casos será recomendado o uso de medicamento para tratar a enurese. Por isso, é muito importante que esses episódios sejam levados ao conhecimento de um médico urologista, somente este poderá dar um diagnóstico correto e um tratamento personalizado e eficaz.