Você sabia que o ato de segurar urina causa dor e problemas no aparelho urinário de mulheres e homens?
Afinal, a bexiga do ser humano funciona como um reservatório de fluidos que possui capacidade limitada e que impede que a urina precise ser expelida a todo instante. Porém, é importante não extrapolar a limitação desse reservatório e esvaziar a bexiga variadas vezes ao longo do dia.
Nesse sentido, a bexiga demanda de um comando do sistema nervoso do ser humano para avisar quando a pessoa precisa ir ao banheiro. O problema é que algumas pessoas não conseguem perceber esse comando com facilidade e, por isso, acabam “esquecendo” de ir ao banheiro durante o dia.
Outro fato que colabora para o ato de segurar a urina é a rotina de trabalho exaustiva e a grande lista de compromissos que as pessoas possuem ao longo do dia. A maioria dos indivíduos foca em cumprir as suas atividades profissionais e pessoais e acaba deixando de lado práticas simples e importantes para o bom funcionamento do corpo humano, como a eliminação da urina.
Sendo assim, a bexiga acaba ficando cheia de urina e o canal da uretra acaba não sendo limpo e nem conseguindo eliminar as bactérias que possam ter se acumulado no órgão, resultando em quadros de infecção urinária, por exemplo.
Sem contar no fato de que segurar urina causa dor e também prejudica os músculos do assoalho pélvico e ocasiona problemas nos rins.
Por que segurar urina causa dor? Saiba mais
É importante ressaltar que o ideal é ir ao banheiro a cada duas ou três horas por dia. Isso vale tanto para homens como para mulheres. Lembrando que ir muitas vezes ao banheiro durante o dia também pode sinalizar algum problema, como bexiga hiperativa, por exemplo.
Além disso, vale destacar que o hábito de tomar água também é indispensável para a saúde, incentivando a eliminação de urina e facilitando o funcionamento do corpo humano como um todo. Se você costuma “esquecer” de hidratar-se, uma boa dica é contar com aplicativos ou mesmo despertadores em seus celulares para lhe avisar que chegou a hora de fazer xixi.
Segurar urina causa dor e também problemas de próstata aumentada nos homens, na maioria das vezes. Já nas mulheres são mais comuns os quadros de infecção urinária.
Veja no link a seguir porquê o risco de infecção urinária é maior durante o inverno.
Mas, sempre que você notar alterações em sua rotina miccional, dores na região pélvica e alterações em seu trato urinário, procure um médico especialista em urologia para sanar suas dúvidas, obter um diagnóstico preciso e o tratamento adequado para o seu quadro médico.
O Dr. Elton Sanchotene atende como Urologista em Novo Hamburgo e São Leopoldo. É especialista em tratamentos e diagnósticos de Bexiga Hiperativa, Incontinência Urinária, Prolapso Vaginal, Litíase Urinária e Próstata. Entre em contato e agende sua consulta em nossa Clínica de Urologia.