Conheça as causas e como tratar o Prolapso Uterino
Provavelmente, você já ouviu falar em Prolapso Vaginal ou leu sobre este problema aqui no Blog. O Prolapso Vaginal é um distúrbio que ocorre devido ao enfraquecimento da bexiga e órgãos como útero e uretra, causado pelo excesso de peso e consequentemente, a pressão que ocorre nos músculos do assoalho pélvico.
O Prolapso Uterino é uma classificação específica de Prolapso Vaginal. O Prolapso Uterino ocorre através da descida do útero para o interior da vagina, isso acontece pois, os músculos do assoalho pélvico tornam-se flácidos e esse enfraquecimento reduza a sustentação ao útero.
Prolapso Uterino: Graus e suas representações
O Prolapso Uterino pode ser dividido em graus e seu tratamento poderá depender da gravidade do grau de prolapso. Conheça os graus de prolapso uterino:
Grau 1: Este é grau representa a descida do útero no interior da vagina. O grau 1 também pode ser denominado como “ligeiro”.
Grau 2: O colo do útero desce até a entrada da vagina. O grau 2 pode ser denominado “moderado”.
Os graus 1 e 2 costumam causar desconforto para a mulher, mas possuem tratamentos mais leves, como fisioterapia e exercícios que possam ajudar na musculatura da pelve. Nestas duas fases, é necessário buscar por mudanças de hábitos, como alimentação saudável para emagrecimento.
Grau 3: O terceiro grau do Prolapso Uterino é o momento em que a mulher nota o caroço, pois o colo do útero apresenta-se fora da vagina. O grau 3 pode ser denominado como “grave”.
Grau 4: O útero encontra-se fora da vagina neste quarto grau e pode ser denominado como “total”.
Os graus 3 e 4 necessitam de um tratamento mais intensos, como a cirurgia para correção. Cada caso deverá ser particularmente avaliado, para que seja tomada a decisão correta na hora de cirurgia. Durante a cirurgia, poderá haver a reconstrução do órgão ou a total remoção do mesmo.
Você conhece o pessário para prolapso uterino?
O pessário para prolapso uterino é um elemento de silicone de uso ginecológico e urológico. Este objeto é utilizado em alguns casos que não podem ser tratados com cirurgia, principalmente em pessoas com idade mais avançada e que não estejam dispostas a se expor em uma cirurgia. O pessário para prolapso uterino é um suporte muscular que irá auxiliar na redução do problema e garantem uma qualidade de vida para as pacientes.
Prolapso Uterino: Sintomas que denunciam o problema
Algumas mulheres relatam nunca terem sentido sintomas, quando diagnosticadas com Prolapso Uterino leve. Porém, os sintoma mais comum relatado é a pressão frequente sobre os órgãos pélvicos, que causam desconforto e alguns outros sintomas.
Conheça os sintomas de Prolapso Uterino:
- Dores na pelve e barriga
- Desconforto durante relação sexual
- Corrimento anormal na vagina
- Incontinência Urinária e dificuldade para urinar
Todos estes sintomas podem acabar tendo um aumento, caso a paciente faça muito esforço físico ou fique horas em pé. Logo, em repouso, é possível que as dores sejam menores ou inexistentes, fazendo com que as mulheres pensem tratar-se apenas de cansaço.
Por isso, é muito importante ficar atento aos simples desconfortos em nosso corpo, para que no caso de algum problema, seja possível remediar de forma simples e eficaz ainda em fase inicial.