Ícone do site Urologista Sanchotene

Entenda as causas da Insuficiência Renal Crônica

A insuficiência renal crônica é um problema de saúde pública

Você tem dúvidas sobre o que é a Insuficiência Renal Crônica, suas principais causas e seus sintomas?

Neste post, vamos explicar tudo sobre a condição. Confira!

O que é Insuficiência Renal Crônica?

A Insuficiência Renal Crônica ocorre com a perda lenta, gradual e irreversível das funções dos rins. Ela é definida pela presença de lesões renais mantidas por, no mínimo, três meses. Quando não tratada, a Insuficiência Renal Crônica pode levar à paralisação dos rins e, consequentemente, à morte.

De acordo com o Jornal Brasileiro de Nefrologia, a Insuficiência Renal Crônica representa um sério problema médico e de saúde pública. No Brasil, foi significativo o aumento de pacientes mantidos em programa crônico de diálise nos últimos oito anos. Além disso, a incidência de novos pacientes cresce aproximadamente 8% ao ano.

Sintomas de Doença Renal Crônica

A Insuficiência Renal Crônica é uma doença silenciosa. Muitas vezes, os sintomas só são percebidos quando o paciente encontra-se em estágios avançados da doença.

Os sintomas costumam surgir quando a filtração do rim encontra-se abaixo de 50%. É importante destacar que a Insuficiência Renal Crônica não causa dores ao paciente. Os principais sintomas são:

– Fraqueza e indisposição (constantes)

– Pressão arterial elevada

– Inchaços

– Aumento das idas ao banheiro durante o período da noite

– Perda de apetite e emagrecimento

Devido aos sintomas tardios, compreender as causas da Insuficiência Renal Crônica é essencial para o combate à doença.

Causas da Insuficiência Renal Crônica

São diversas as causas que podem originar a Insuficiência Renal Crônica. Por mais que a doença possua maior incidência em pessoas mais velhas, os jovens também podem ser portadores.

No Brasil, Pressão Alta (Hipertensão Arterial) é a principal causadora da Insuficiência Renal Crônica e da necessidade de hemodiálise em pacientes. A Diabetes é também uma doença que se destaca no desenvolvimento da Insuficiência Renal Crônica. Outras possíveis causas são:

Infecções urinárias de repetição (que ocorrem repetidamente)

– Rins policísticos

– Cálculos urinários de repetição

Doenças de próstata

– Doenças renais congênitas

– Uso contínuo e prolongado de anti-inflamatórios  

Pacientes portadores dos casos citados acima devem realizar check-up dos rins ao menos uma vez ao ano, com o objetivo de evitar o surgimento da Insuficiência Renal Crônica. O acompanhamento regular com um urologista é o melhor meio de prevenção.

Cálculo renal: tratamento é fundamental

Conhecido popularmente como “pedra nos rins”, o cálculo renal é um quadro muito comum em pacientes. Quando o problema ocorre em repetição, pode ser um dos gatilhos para a Insuficiência Renal Crônica. Por isso, o diagnóstico e o tratamento se mostram muito importantes.

Alguns cálculos renais podem ser eliminados de forma natural (pelas vias urinárias) com o auxílio de analgésicos. Outros podem necessitar de procedimentos diferenciados para a remoção.

Diversos distúrbios que alteram as funções renais podem ser tratados, restaurando o funcionamento do órgão. A diálise faz com que a Insuficiência Renal Crônica deixe de ser vista como uma doença fatal, se transformando em um tipo de doença que pode ser tratada.

Vale lembrar que o tratamento existente para a Insuficiência Renal Crônica não é restaurador (ou seja, não é focado na cura), mas possui como objetivo impedir e/ou retardar o avanço da doença, fazendo com que os rins tenham suas funções preservadas por mais tempo.

Então, conseguiu esclarecer suas dúvidas? Se você sofre com pedras nos rins, entre em contato com uma de nossas clínicas e agende uma consulta!

Sair da versão mobile