O Dia Mundial do Câncer é celebrado em 4 de fevereiro e é uma data de grande importância para refletir a respeito da doença.
Estudos apontam que, embora a medicina avance e encontre novos tratamentos para a condição, é sempre importante entender a doença e encontrar possíveis formas de prevenir o surgimento.
Para saber mais informações sobre o Dia Mundial do Câncer e se juntar a essa campanha, continue a leitura!
Como o Dia Mundial do Câncer foi criado?
A criação da data tem origem em 2005, quando a UICC determinou que o dia 4 de fevereiro seria marcado como o Dia Mundial do Câncer.
Desde então, a campanha tem abordado temas importantes para toda a população, incluindo a divulgação de dados que indicam a gravidade da doença e também de algumas medidas preventivas que podem ser adotadas de forma individual.
Atualmente, a data também tem sido um importante momento para refletir a respeito da falta de acesso de determinados grupos a informações adequadas sobre a condição e até mesmo ao tratamento médico necessário para o quadro.
Assim, em 2022, a campanha focou para uma questão de saúde pública, alertando para o fato de que renda, local de moradia e discriminação, seja por etnia, gênero, orientação sexual, idade ou deficiência, são fatores que podem afetar negativamente o atendimento a pacientes do câncer.
Campanhas dessa natureza, como também o caso do Outubro Rosa e do Novembro Azul, são fundamentais para disseminar informações a respeito da doença a toda a população.
Quais são os tipos de câncer mais comuns?
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), os 10 tipos de câncer mais comuns no Brasil são:
- Próstata,
- Mama,
- Colorretal,
- Pulmão,
- Estômago,
- Colo de útero,
- Na cavidade oral,
- No sistema nervoso central,
- Esôfago,
- Tireoide.
Cada uma dessas manifestações da doença pode ser evitada por medidas específicas, como exames de rotina que detectam a condição ainda cedo e permitem um tratamento mais eficiente, capaz de reduzir os impactos do câncer no organismo.
Por outro lado, há outras medidas mais gerais que também podem ajudar a evitar que a doença se desenvolva.
Como prevenir o câncer?
Não há uma única causa para que o câncer se desenvolva no organismo e seu surgimento costuma estar associado a uma série de fatores, que envolvem tanto aspectos do próprio organismo quanto elementos externos, relacionados ao estilo de vida do paciente.
Por isso, um dos principais pontos tratados pela campanha do Dia Mundial do Câncer é a adoção de hábitos mais saudáveis, que podem trazer mais qualidade de vida e prevenir o surgimento da doença.
Entre as principais medidas de prevenção, estão:
- Não fumar,
- Ter uma alimentação saudável,
- Manter o peso corporal adequado,
- Praticar atividades físicas com regularidade,
- Amamentar após a gestação,
- Realizar exame preventivo de câncer do colo do útero a cada três anos, no caso de mulheres com idade entre 25 e 64 anos,
- Fazer exame de toque retal anualmente, para homens acima dos 45 anos,
- Vacinar as meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos contra o HPV,
- Vacinar-se contra a hepatite B,
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas,
- Evitar a exposição à luz solar entre 10h e 16h;
- Quando possível, evitar a exposição a agentes cancerígenos no ambiente de trabalho.
Agora que você já sabe tudo sobre o Dia Mundial do Câncer e a importância de se prevenir contra a doença, aproveite para ler outros conteúdos relacionados em nosso blog.
Para marcar uma consulta, entre em contato com o Dr. Elton Sanchotene, que atende como Urologista em Novo Hamburgo e São Leopoldo, e agende sua consulta!