No dia 4 de agosto, comemora-se o Dia da Campanha Educativa de Combate ao Câncer, uma importante data na luta contra essa doença.
Discutir e divulgar as principais medidas preventivas contra o câncer é fundamental, principalmente tendo em vista a estimativa de que, a cada ano, cerca de 600 mil pessoas desenvolvem a doença, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Uma das maneiras de reduzir esse número alarmante é aplicar ações preventivas, mas é preciso que a população as conheça e compreenda sua relevância para uma vida mais longa e saudável.
Para entender melhor a importância do Dia da Campanha Educativa de Combate ao Câncer, continue a leitura!
Todos os anos, o cidadão se depara com inúmeras campanhas de combate ao câncer, sejam espalhadas pelas ruas, instituições públicas ou veículos da mídia.
Essas iniciativas costumam ser coordenadas pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), um importante órgão para o controle das estatísticas a respeito da doença no Brasil e para a compreensão de como é possível mudar o quadro atual, que é bastante preocupante.
Nesse sentido, o Dia da Campanha Educativa de Combate ao Câncer foi criado com o objetivo de reforçar a importância das iniciativas de conscientização da população, que visam reduzir os casos da doença e, consequentemente, seus números de óbitos.
No Brasil e no restante do mundo, as estatísticas a respeito dos casos dessa doença são bastante alarmantes.
Dados coletados no Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), organizado pelo Ministério da Saúde, mostram que na última década o número de óbitos em decorrência da doença aumentou em 31%.
Nesse sentido, adotar medidas preventivas é cada vez mais necessário, tanto para evitar que o câncer se desenvolva quanto para realizar um diagnóstico precoce, aumentando as chances de sucesso dos tratamentos da doença, como a quimioterapia e a radioterapia.
Para que essas ações possam ser aplicadas no dia a dia da população, no entanto, é preciso que as pessoas as conheçam, cenário em que surge o Dia da Campanha Educativa de Combate ao Câncer.
Existem dois tipos de prevenção contra o câncer: a primária e a secundária.
A primeira categoria reúne ações que têm como finalidade impedir o surgimento da doença, através da adoção de hábitos mais saudáveis.
Exemplos de medidas de prevenção primária incluem:
Por outro lado, existem as medidas de prevenção secundária, igualmente importantes para evitar os efeitos causados pelo câncer no organismo.
Essas ações incluem a realização de exames preventivos, que servem para detectar a presença da doença já em seus estágios iniciais, permitindo um tratamento mais efetivo.
Para as pessoas de sexo feminino, é essencial a realização do exame preventivo de colo de útero, popularmente conhecido como papanicolau, e da mamografia.
Já para o sexo masculino, a partir dos 45 anos, é preciso realizar com regularidade o PSA, um exame de próstata pelo sangue.
Esses são alguns exemplos de ações que a população deve conhecer e aplicar em sua rotina. Nesse sentido, o Dia da Campanha Educativa de Combate ao Câncer é uma data fundamental para que seja reforçada sua importância.
Para mais informações sobre o diagnóstico e tratamento de doenças, leia outros conteúdos relacionados em nosso blog.
O Dr. Elton Sanchotene atende como Urologista em Novo Hamburgo e São Leopoldo. É especialista em tratamentos e diagnósticos de Bexiga Hiperativa, Incontinência Urinária, Prolapso Vaginal, Litíase Urinária e Próstata.
Entre em contato e agende sua consulta!