Ícone do site Urologista Sanchotene

Descubra o que é toxina botulínica e a relação com o trato urinário

urina sendo detectada para simbolizar o que é toxina botulínica

Você sabe o que é toxina botulínica?

A toxina botulínica é comumente associada aos tratamentos estéticos, sendo responsável por muitos procedimentos dessa área.

Apesar disso, a toxina também é capaz de auxiliar em diferentes tratamentos médicos, e uma das condições beneficiadas pelo seu uso são algumas doenças do trato urinário.

Portanto, entenda melhor o que é essa toxina a e como essa substância é capaz de auxiliar os pacientes. 

O que é toxina botulínica? 

A toxina botulínica é produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum. Essa bactéria é utilizada para diversos tratamentos médicos, mas é popularmente conhecida na área estética da medicina. 

Sua principal ação é o relaxamento de um músculo, que acontece através de uma injeção nos músculos subjacentes para imobilizá-los. 

A toxina botulínica é utilizada na medicina há mais de 20 anos, para auxiliar em diversos problemas como estrabismo, distonia e bexiga hiperativa.  

Como funciona a toxina botulínica no tratamento para o trato urinário?

A toxina botulínica, principalmente a A, é uma substância que inibe a contração muscular. Sendo assim, ao ser aplicada na bexiga da paciente, a toxina auxilia na diminuição da irritabilidade do órgão, diminuindo a urgência urinária. 

Além disso, a toxina também consegue ampliar a capacidade de armazenamento da bexiga, reduzindo as idas frequentes ao banheiro. Um dos pontos mais importantes, no entanto, são os resultados relativos à recuperação da continência da bexiga em cerca de 72% dos pacientes submetidos ao tratamento com toxina botulínica

Logo, a qualidade de vida e execução das atividades diárias sem grandes interrupções e eventos de escapes urinários pode ser retomada.

Sendo assim, as principais vantagens do tratamento com toxina botulínica são:

Além das vantagens citadas, existe o risco de retenção urinária, devido à paralisação muscular transitória causada pela substância botulínica. Contudo, as pacientes submetidas ao procedimento são instruídas a realizar autocateterismo com dispositivos descartáveis para alívio urinário.

Essa reação costuma ocorrer nas três primeiras semanas após a aplicação da toxina e podem desaparecer depois. 

Toxina botulínica e trato urinário: uma solução possível

A aplicação da toxina botulínica tem, portanto, efeitos positivos para o tratamento dos principais problemas do trato urinário, a incontinência de urgência e a bexiga hiperativa. 

O diagnóstico e prescrição de tratamento, no entanto, devem ser feitos por um médico urologista. Isso permite que a prescrição e aplicação sejam realizadas em segurança e assim seja possível reduzir as chances de efeitos colaterais.

O Dr. Elton Sanchotene atende como Urologista em Novo Hamburgo e São Leopoldo. É especialista em tratamentos e diagnósticos de Bexiga Hiperativa, Incontinência Urinária, Prolapso Vaginal, Litíase Urinária e Próstata. Entre em contato e agende sua consulta em nossa Clínica de Urologia.

Sair da versão mobile