A maioria das pessoas quando ouvem falar em médico urologista, pensam imediatamente se tratar de um especialista da saúde do homem, mais precisamente, nos problemas relacionados a próstata e genitais masculinos. De certa forma, estas pessoas não estão erradas! O médico urologista é, de fato, o profissional especialista na saúde masculina. O errado é pensar que o urologista limita-se a apenas estes problemas.
O médico urologista é o especialista que cuida de todos os problemas que podem ocorrer no trato urinário masculino e feminino, desde crianças até idosos, além de ser responsável pela saúde e o bom funcionamento dos rins, bexiga, ureter e uretra.
Grande parte da população costuma procurar um médico, seja qual for a especialidade, apenas quando já encontra-se doente. Entretanto, as mulheres ainda possuem um maior cuidado com sua saúde em comparação com os homens. De acordo com o Ministério da Saúde, para cada oito mulheres que frequentam o médico ginecologista, apenas um homem se consulta com o urologista.
E esses dados são ainda mais preocupantes! De acordo com uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), metade da população masculina brasileira nunca consultou um médico urologista. Fato é que, quando a consulta é com um urologista, existem ainda muitos preconceitos e dúvidas em relação ao especialista, já que muitos homens associam o médico urologista diretamente ao exame de toque.
Porém, é necessário compreender a importância que este especialista possui para saúde do homem e da mulher, e que este é responsável por cuidar do trato urinários de ambos.
Não espere um sinal de que algo está errado em seu corpo. Consultar um urologista para exames rotineiros é uma forma de evitar com que doenças sejam descobertas tardiamente, ou de tranquilizar-se em saber tudo está funcionando corretamente dentro de você.
Doenças no trato urinário, como a infecção urinária são mais frequentes em mulheres, devido a diversos fatores que facilitam a entrada da bactéria pela uretra. Por isso, mulheres têm uma tendência maior em procurar um especialista nestes casos. Além disso, é muito importante que as mulheres busquem ajuda de um urologista sempre que surgirem sinais de irregularidade no aparelho urinário.
Mas existem outros problemas comuns que podem levar a marcação de uma primeira consulta com o médico urologista. Entre elas estão:
Os homens também sofrem com os problemas citados acima, porém com menor incidência em relação às mulheres. Os casos que mais levam homens ao consultório de um urologista são:
É fundamental que homens e mulheres comecem a fazer checkups anuais a partir dos 40 anos de idade. Entretanto, aqueles pacientes que possuírem uma maior probabilidade de desenvolverem problemas, como o fator genético, devem começar uma rotina de exames anuais a partir dos 30 anos.
É muito importante conscientizar-se de que, um acompanhamento médico preventivo tornam maiores as chances de manter-se mais saudável e evita que doenças sejam descobertas tardiamente, possibilitando um tratamento mais eficaz e com maiores chances de cura.