Ícone do site Urologista Sanchotene

Conheça as principais causas da Infecção Urinária no verão

Com a chegada do verão, aumentam os números de casos de Infecção Urinária. Você conhece as verdadeiras causas da Infecção Urinária?

A maioria das pessoas acredita que, os casos de Infecção Urinária no verão possam ter relação com a permanência do uso de roupas molhadas, pois nesta época costuma-se passar horas à beira da piscina ou do mar, com as roupas de banho molhadas e os pés descalços em pedra/areia quentes. Com certeza, todo mundo já ouviu alguém dizendo que essas atitudes podem causar uma infecção. Entretanto, isso não passa de um mito, que passou de geração em geração, mas que não tem veracidade.

Todavia, o uso de roupas molhadas por um longo período de tempo pode ocasionar a proliferação de fungos, que se multiplicam após o uso de peças íntimas molhadas, roupas justas e suor intenso, pois adaptam-se com facilidade à ambientes úmidos e abafados.

Quais são as principais causas da Infecção Urinária?

A Infecção Urinária é um problema que atinge 80% da população feminina ao longo da vida. O mesmo não acontece para a população masculina, que é diagnosticada com a infecção em proporções bem menores que as mulheres. A diferença no aparecimento da infecção entre homens e mulheres está ligada à uma das principais causas da Infecção Urinária, a anatomia feminina.

O canal da uretra, por onde é expelida a urina, possui tamanhos distintos. A uretra feminina tem em média, 5 centímetros. A consequência disto é que, nas mulheres, a bactéria possui um curto caminho a percorrer até a bexiga, além do fato de estar próxima ao introito vaginal e do ânus, favorecendo o aparecimento de infecção.

Nos homens, a infecção é mais rara. Levando em conta que a uretra masculina mede cerca de 16 centímetros, o trajeto da bactéria até a bexiga é maior. Além disso, os líquidos prostáticos e seminal são antissépticos, o que dificulta a contaminação.

Falta de ingestão de líquido

O nosso corpo precisa ser hidratado diariamente. No verão, essa necessidade é ainda maior, pelas perdas de líquido corporal mais intensas. A falta de ingestão de líquido faz com que urinemos menos, e urina parada é convite para bactérias se alojarem em nosso sistema urinário. Além deste problema, a falta de ingestão de líquido pode ocasionar outros problemas, como a desidratação, comum nesta época do ano. Leia nosso post sobre Qual é a importância da água para a saúde? e entenda a importância de manter-se sempre hidratado.

Segurar a urina por um longo período de tempo

Muitas vezes, por falta de infraestrutura de algumas praias ou por optar não utilizar banheiros públicos, acabamos segurando a vontade de urinar, ficando horas sem ir ao banheiro. Esse costume acaba dando oportunidade para as bactérias, que começam a se reproduzir na bexiga. Se der vontade, procure um banheiro!

Relações Sexuais

Com a chegada do verão, as relações sexuais aumentam em 30% se comparadas com o período de inverno. Durante o sexo, o atrito entre órgãos pode provocar pequenas lesões na uretra, deixando o lugar apropriado para infecções. Para diminuir as chances das bactérias se multiplicarem e chegarem até a bexiga, aconselha-se urinar após a relação sexual, pois a urina expele os microrganismos presentes no trato urinário.

Higiene pessoal

Nesta época, muitos homens e mulheres aderem à depilação íntima. Nestas ocasiões, é muito importante ficar atento à higiene do local e certificar-se  que todos os materiais, ceras e lâminas usados sejam descartáveis e/ou esterilizados.

Outro hábito que deve ser levado em consideração é, após o uso do banheiro, é muito importante limpar-se sempre em um único sentido, da frente para trás. Desta forma, é possível evitar que as bactérias presentes no ânus se desloquem para a uretra.

Sintomas de Infecção Urinária

Os principais sintomas da Infecção Urinária são:

Caso haja o aparecimento de um destes sintomas, não exite em procurar um médico especialista no assunto, como o Urologista. Quanto mais cedo houver o diagnóstico, mais rápido e eficaz será o tratamento.

Sair da versão mobile