Você sabe o que é litíase urinária? Popularmente conhecida pelo termo “pedra nos rins” ou “cálculo urinário“, a doença tem sua causa relacionada ao aparecimento de cálculos no aparelho urinário que podem impedir a passagem da urina, ocasionando muita dor.
O artigo de hoje esclarece o que é a litíase urinária, quais são os seus sintomas e os principais tratamentos disponíveis para a doença.
Siga a leitura!
A litíase urinária ocorre quando os cálculos renais se formam e impedem a passagem da urina. Esses cálculos são formados pelo excesso de precipitação de cristais, podendo acontecer por fatores diversos, como problemas genéticos, metabólicos, ingestão de poucos líquidos, sedentarismo e má alimentação. O tamanho das pedras pode variar de milímetros até 2 centímetros de diâmetro.
Essa pedra (ou essas, quando mais de uma) podem se alojar em qualquer ponto do aparelho urinário constituído pelos rins, ureteres, bexiga urinária e uretra. Como citado em nosso artigo que explica formas de prevenção para o cálculo urinário, quando o cálculo urinário está alocado no parênquima renal, os sintomas não costumam ser aparentes.
No entanto, quando o mesmo vai para a parte central, onde estão os tubos coletores (pelve e ureteres), a pedra pode provocar dor intensa e outros sintomas como a obstrução na urina e até mesmo infecções urinárias.
Assim, o principal sintoma da litíase urinária é a cólica renal, que se caracteriza por uma dor intensa de caráter agudo, que se inicia na região das costas e se irradia para o abdome anterior. Segundo registros antigos de medicina, a dor ocasionada pela pedra nos rins é a que mais se assemelha com a dor do parto. Dessa forma, é considerada por muitos pacientes como uma das piores dores que pode ser sentida.
A litíase urinária também pode ocasionar sintomas como náusea, vômito, febre e sangue na urina.
São variados os tratamentos disponíveis para as pedras no rins. Medicamentos podem ser indicados pelo médico urologista, levando em conta a causa da formação dos cálculos. Durante as crises, é indicado o uso de analgésicos e anti-inflamatórios potentes para aliviar a dor que, como já citado no artigo, é extremamente aguda.
Além disso, pode também ser indicada a Litotripsia, por meio da qual as pedras são bombeadas por ondas de choque, com o objeto de fragmentar o cálculo e tornar sua excreção mais fácil. Depois, a cirurgia percutânea ou endoscópica pode ser utilizada para retirar os cálculos dos rins após sua fragmentação. A ureteroscopia é também uma opção, através da qual cálculos são localizados no ureter e retirados por via endoscópica.
Se você apresentar algum dos sintomas listados acima, busque o auxílio de um médico urologista. Somente o profissional saberá recomendar a melhor opção de tratamento para o seu quadro.
Esclareceu as suas dúvidas sobre o assunto? Se o artigo foi útil para você, compartilhe em suas redes sociais!