Ícone do site Urologista Sanchotene

Como prevenir infecção urinária? Veja algumas dicas

agua-como-prevenir-infecção-urinária

Você sabe o que é e como prevenir infecção urinária

Ela é uma doença que afeta as atividades diárias e a qualidade de vida das pessoas. É mais comum em mulheres, mas pode acometer também os homens. 

Nas mulheres, o canal mais curto da urina facilita a chegada da bactéria na bexiga. Pode-se afirmar que, metade da população feminina terá pelo menos um episódio de infecção urinária ao longo da vida.

A boa notícia é que a infecção urinária é uma doença facilmente tratável. No entanto, a prevenção é a melhor maneira de se manter longe desse problema.

Então, continue a leitura desse artigo e veja algumas dicas de como prevenir infecção urinária.

O que é infecção urinária

Dor, ardência ao urinar e vontade frequente de ir ao banheiro são os principais sintomas da infecção urinária.

Trata-se de uma inflamação na via urinária que pode ser causada por agentes diferentes microbianos, como bactérias, vírus, fungos e outros parasitas.

A infecção urinária ocorre quando um parasita entra no trato urinário, instala-se e se multiplica na bexiga.

A infecção urinária recorrente é mais comum em pessoas diabéticas, com bexiga caída, incontinência urinária e menopausa. Nesses casos, uma dieta rica em fibras e vegetais pode ser muito benéfica.

Cabe ressaltar que a infecção urinária na gravidez também requer cuidados especiais e muita atenção.

Contudo, todas as pessoas podem adotar medidas para prevenir a infecção urinária. Abaixo, listamos algumas dicas para você.

Como prevenir infecção urinária

Como ocorre com qualquer tipo de enfermidade, a prevenção é sempre o melhor remédio e o melhor caminho a ser seguido.

Confira algumas dicas de como prevenir infecção urinária:

Ao perceber os sintomas, procure um médico urologista, pois o tratamento costuma ser feito com a prescrição de antibióticos que serão indicados conforme o agente infeccioso de cada caso.

Para um diagnóstico e tratamento mais eficaz, o médico irá coletar dados sobre o histórico do paciente e solicitar uma urucultura, para evitar um quadro de infecção urinária recidivante.

Sair da versão mobile