Ícone do site Urologista Sanchotene

Como identificar e tratar a incontinência urinária pós-parto?

incontinência urinária pós-parto

A incontinência urinária pós-parto é um quadro recorrente e que pode atingir as mulheres no período em que o corpo está mais uma vez se adaptando às mudanças da maternidade.

A incontinência urinária atinge cerca de 8 milhões de brasileiros, sendo que a ocorrência em mulheres é bastante comum.

Durante a gravidez e após o parto, o corpo feminino sofre inúmeras alterações, que podem comprometer o assoalho pélvico e levar ao desenvolvimento da incontinência.

Siga a leitura e saiba mais sobre a incontinência urinária pós-parto.

Como identificar a incontinência urinária

Nas mulheres, é o comprometimento da musculatura dos esfíncteres do assoalho pélvico causa a incontinência urinária.

Diversos quadros podem levar a este problema e a gravidez e o parto fazem parte deles.

Mas como isso acontece e como identificar?

Na gravidez, há crescente ação dos hormônios e alterações nos tecidos musculares. Mudanças nos músculos do assoalho pélvico podem ocorrer a partir do terceiro trimestre de gestação e a incontinência pode atingir até 50% das mulheres já neste período.

Muitos pensam que apenas o parto normal está propenso a levar à incontinência, mas isso não é verdade. Como falamos, a musculatura sofre alterações ao longo dos nove meses, preparando o corpo da mulher para o parto. Assim, mesmo que o bebê nasça de uma cesariana, a mãe pode desenvolver a incontinência.

O próprio peso de carregar o bebê durante os 9 meses pode sobrecarregar o períneo, que é o conjunto de músculos que sustentam a uretra, a vagina, o ânus, a bexiga e o útero.

No parto normal, todavia, a mulher pode perder a capacidade de contração da musculatura, afetando o controle da micção.

Os sintomas mais comuns da incontinência urinária pós-parto são escapes de urina involuntários e/ou dor na região pélvica.

Como tratar a incontinência urinária pós-parto

Ao perceber os sintomas no pós-parto, procure um médico urologista para que ele possa orientar o tratamento.

O médico irá avaliar e recomendar o melhor tratamento, que pode variar ou combinar diferentes técnicas, desde medicamentos até cirurgias.

Em alguns casos, podem ser feitos exercícios específicos com um fisioterapeuta. São exercícios de fortalecimento perineal, que melhoram a força e o controle urinário.

A chamada reabilitação perineal ainda é pouco conhecida no Brasil, mas vem ganhando espaço. A técnica pode ser feita já durante a gravidez ou no pós-parto.

Os exercícios costumam ser recomendados quando os sintomas de incontinência persistem depois de três meses do parto.

Durante a gravidez, a técnica costuma ser utilizada por quem deseja o parto natural e precisa fortalecer a musculatura para o nascimento do bebê. 

Ou seja, a reabilitação facilita o parto e pode prevenir a incontinência urinária, além, claro, de ser um tratamento muito eficaz para quem está sofrendo com a incontinência urinária pós-parto.
O Dr. Elton Sanchotene atende como Urologista em Novo Hamburgo e São Leopoldo. É especialista em tratamentos e diagnósticos de Bexiga Hiperativa, Incontinência Urinária, Prolapso Vaginal, Litíase Urinária e Próstata. Entre em contato e agende sua consulta em nossa Clínica de Urologia!

Sair da versão mobile