Quer entender como eliminar pedra nos rins com o auxílio de alimentos naturais? Se você busca alternativas para a eliminação ou prevenção do cálculo renal, siga a leitura do artigo e confira diferentes dicas em relação ao tema!
Entenda como eliminar pedra nos rins com o auxílio dos alimentos
Evite alimentos excessivamente salgados
O sódio é altamente influente na formação de pedras nos rins. Ele facilita a deposição de sais no organismo e, por isso, deve ser evitado. Além do sal comum usado para temperar os alimentos, produtos industrializados como temperos em cubos, molhos para salada, macarrão instantâneo e carnes processadas como bacon, presunto, apresuntado, linguiça e mortadela, também são ricos em sal e devem ser evitados.
Beba sucos cítricos
O consumo de sucos de frutas cítricas como de laranja e limão podem auxiliar na prevenção das pedras nos rins. As frutas citadas são ricas em ácido cítrico, e quando consumidas dão origem a um sal chamado citrato, que impede a formação de cristais e de pedras no organismo.
Não consuma proteína animal exageradamente
Alimentos ricos em proteína animal tendem a elevar a quantidade de sódio no organismo, contribuindo para a formação dos cálculos. Além disso, geralmente o preparo de proteínas animais tendem ao uso elevado de sal (como o churrasco, por exemplo). Tenha cuidado, pois o excesso do alimento pode aumentar a excreção urinária de sais, como cálcio e oxalato, formando as temidas pedras nos rins.
Evite alimentos ricos em Oxalato
O excesso de oxalato na alimentação pode contribuir para a formação de pedras de oxalato de cálcio. Evite consumir em excesso alimentos como amendoim, ruibarbo, espinafre, beterraba, chocolate, chá preto e batata doce.
Como eliminar pedra nos rins? Consumo de água é essencial
Como vimos, diversos alimentos podem auxiliar na eliminação de pedras nos rins. No entanto, nenhuma das dicas será válida se o consumo de água for baixo.
A baixa ingestão de líquidos pode aumentar as chances de desenvolvimento de pedra nos rins. Infelizmente, são poucas as pessoas que consomem a quantidade de água adequada diariamente.
A urina atua na eliminação de cristais sólidos de sais e minerais. Quando bebemos pouco líquido, a urina fica mais concentrada e, consequentemente, também é aumentada a concentração de cristais e a formação de pedras nos rins.
Para aquelas pessoas que já tiveram pedras nos rins ou que possuem histórico familiar da doença, é recomendada a ingestão de 2,5 litros de água por dia. De início, a quantidade pode parecer muito, mas com apenas 5 garrafinhas de 500ml você pode evitar esse grande problema chamado cálculo renal.
Então, esclareceu as suas dúvidas sobre como eliminar pedra nos rins com a ajuda dos alimentos? Comente!