No post de hoje, você compreenderá como surge a infecção urinária, seus principais sintomas e, claro, um dos pontos mais importantes: como curar a infecção urinária. Além disso, vamos compartilhar algumas dicas de métodos naturais, que auxiliam no tratamento tradicional com medicamentos.
Preparada para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto?
No post sobre as principais causas da Infecção Urinária no verão, destacamos que a Infecção Urinária é um problema que atinge 80% da população feminina ao longo da vida. O mesmo não acontece para a população masculina, que é diagnosticada com a infecção em proporções bem menores que as mulheres.
A diferença no surgimento da infecção entre homens e mulheres está ligada a uma das principais causas da Infecção Urinária: a anatomia feminina. A uretra feminina possui cinco centímetros em média, enquanto a dos homens possui aproximadamente 16 centímetros. A consequência disso é que, nas mulheres, a bactéria possui um curto caminho a percorrer até a bexiga, o que favorece o problema.
Os sintomas do desenvolvimento da infecção urinária podem variar conforme o paciente. Mas os principais sintomas costumam ser:
– Dor na bexiga
– Necessidade frequente de urinar
– Sensação de ardência ou desconforto no canal da uretra
– Dor ao urinar ou durante relações sexuais
– Urina escura, com forte odor ou com a presença de sangue
Se você possui suspeitas de que está com infecção urinária, a primeira providência a ser tomada é uma consulta com o médico urologista. Ele analisará o caso, realizará exames e indicará o melhor tratamento para o seu quadro.
Nunca faça uso de medicamentos por conta própria. As bactérias presentes na infecção urinária diferenciam-se e, por isso, é necessária a realização de exames e um diagnóstico profissional para a utilização correta dos medicamentos.
Atualmente, o uso de medicamentos é indispensável para a reversão do quadro de uma infecção urinária. Com eles, a recuperação ocorre de forma mais ágil, evitando a ocorrência de sequelas no trato urinário.
Porém, além dos medicamentos sintéticos, alguns componentes naturais podem auxiliar na recuperação e na prevenção de novas infecções. São eles:
Cranberry: a fruta, originária da América do Norte, é rica em proantocianidina. Alguns estudos consideram essa substância de 15 a 25 vezes mais potente que a vitamina E na inibição da aderência e no evitamento de translocação de bactérias do tipo E.coli para a bexiga. A bactéria E.coli é uma das principais causadoras da infecção urinária. Consulte o seu médico antes de fazer uso da fruta.
Suco de laranja: a laranja é rica em vitamina C e em antioxidantes. A fruta é excelente na prevenção da infecção urinária, pois fortalece o sistema imune. Procure consumir o suco de forma natural, sem filtrar a polpa.
Muita água! Por último, mas não menos importante, é essencial o consumo de muita água durante o tratamento da infecção urinária. Ao beber o líquido, a urina torna-se menos concentrada e as bactérias presentes vão sendo expulsas do organismo, auxiliando na recuperação.