(Imagem: Reprodução MD.Saúde/ https://www.mdsaude.com/nefrologia/cisto-renal/)
Na maioria das vezes, cistos renais simples são benignos, porém, quando eles são complexos, podem representar riscos à saúde.
À medida que a idade avança aumenta o risco da pessoa desenvolver um cisto renal e, nesse caso, na maioria das vezes, não existe a presença de gravidade.
Porém, a hereditariedade também é um fator de risco. A doença renal policística, por exemplo, herdada dos pais, é uma das principais causas de cistos renais em crianças, jovens e adultos, podendo representar alguma complexidade.
Cistos simples precisam apenas de acompanhamento, já os complexos podem levar a insuficiência renal.
Quer saber mais sobre esses tipos de cistos? Então, continue a leitura e confira!
Entenda o que são os cistos renais
Cistos renais são lesões (também chamados de pequenos sacos) que geralmente apresentam formas arredondadas e que possuem no seu interior líquidos/fluidos originados em um ou nos dois rins.
Normalmente, são simples e benignos, sendo que dificilmente representam sinais de complicações graves ao paciente, desde que investigados, diagnosticados e acompanhados pelo urologista.
O cisto renal simples é uma condição comum, principalmente em pacientes idosos. A estimativa é que entre 30% a 50% da população idosa apresente cistos renais, sendo mais frequente entre os homens.
Em jovens e crianças, cistos renais exigem maior atenção e mais cuidado.
Quando o cisto renal é preocupante?
É importante dizer que algumas vezes os cistos renais estão associados a complicações graves que comprometem o funcionamento dos órgãos e as funções renais, e uma das mais comuns é a doença policística renal.
Segundo um estudo científico publicado no portal MD Saúde, em 5% dos pacientes que fazem hemodiálise a insuficiência renal foi em decorrência da doença renal policística. Além disso, é preciso considerar que as lesões podem se romper.
Ainda há o risco deles se desenvolverem em outros órgãos, como pâncreas e fígado.
Talvez você já deve ter ouvido dizer que cistos renais podem virar câncer, informação que deixa muitas pessoas preocupadas.
Nesse caso, é importante dizer que cistos renais mais complexos podem favorecer a formação de tumores, porém, isso não é comum de ocorrer.
Quando o cisto é mais complexo, ele tende a apresentar as paredes mais espessas, calcificação e o interior sólido, ao invés de líquido. Nesses casos, há um maior risco de um tumor estar associado ao cisto.
Sendo um cisto renal simples, ou a doença policística renal, fato é que o paciente deve sempre contar com o acompanhamento e orientação do urologista.
Quais são os sintomas dos cistos renais?
De forma geral, os cistos renais são assintomáticos, no entanto, em casos de infecções pode causar:
- Febre;
- Sangue na urina;
- Pressão alta (dependendo do caso);
- Dor nas costas;
- Obstrução da urina no interior do rim (hidronefrose);
- Dores abdominais.
Diagnóstico e tratamentos recomendados
Os cistos renais simples são geralmente identificados em exames de imagem, como o ultrassom.
Já os complexos exigem exame de sangue para avaliar a função renal, e de imagens mais sofisticadas, como ressonância magnética e tomografia computadorizada.
O tratamento depende do tamanho e da gravidade dos cistos.
Os simples, por exemplo, como não apresentam sintomas e não representam gravidade na maioria das vezes, o tratamento envolve apenas acompanhamento periódico com o urologista e exames de imagem.
Agora, esses cistos complexos exigem acompanhamento periódico, exames de imagens e algumas vezes pode precisar de cirurgia para remoção completa, principalmente se houver associação com a presença de células cancerosas também.
Caso você tenha ficado com alguma dúvida ou identificado a possibilidade de estar com cistos renais, entre em contato com o Dr. Sanchotene e agende uma avaliação!