A tecnologia vem se tornando uma aliada do ser humano em cada vez mais contextos, como podemos observar na realização de cirurgia robótica.
O procedimento tem sido aplicado em diversas áreas e ganhou destaque na urologia, especialidade que lida com o diagnóstico e tratamento das condições médicas que afetam o sistema urinário, bem como o sistema reprodutor masculino.
Assim, por meio desse método inovador, é possível obter resultados ainda melhores, que garantem a qualidade de vida e a saúde do paciente.
Continue a leitura e saiba mais sobre os benefícios da cirurgia robótica, como ela funciona e em quais casos pode ser aplicada!
Em primeiro lugar, é importante reforçar que a cirurgia robótica não é aquela em que um robô é responsável pela realização do procedimento, o que tende a ser uma concepção comum entre as pessoas.
Na verdade, o aparelho robótico serve como uma ferramenta de trabalho para o cirurgião, que tem em mãos um dispositivo de alta precisão.
Quando falamos na urologia, as cirurgias demandam alto cuidado para que sejam preservados nervos e outras estruturas responsáveis por manter o bem-estar e a qualidade de vida do paciente após o procedimento, diminuindo riscos de incontinência urinária, impotência sexual, entre outros.
Assim, são feitas pequenas incisões de 8mm, pelas quais as pinças do robô são introduzidas no paciente.
O aparelho é controlado pelo cirurgião que realiza o procedimento por meio de um console, localizado na própria sala de cirurgia.
A cirurgia robótica pode ser utilizada nas cirurgias voltadas para as mais diversas doenças urológicas, incluindo o câncer de próstata.
Alguns dos procedimentos que podem ser realizados com esse método são:
Dessa forma, as mais diversas doenças podem receber um tratamento mais eficaz, preciso e minimamente invasivo por meio desse método.
São muitos os benefícios trazidos pela cirurgia robótica ao tratamento das doenças urológicas.
Os procedimentos tendem a ser menos invasivos, por exemplo, pois não há a realização de grandes cortes, uma vez que o aparelho consegue trabalhar com grande precisão a partir de incisões muito pequenas.
A eficácia da técnica também resulta em um tempo menor de cirurgia, o que representa um ganho para o paciente, que pode passar menos tempo sob os efeitos da anestesia geral.
Além disso, a recuperação também será mais tranquila, rápida e as dores serão muito menores do que nos métodos mais tradicionais, diminuindo as complicações do pós-operatório.
Outro ponto importante é que haverá uma preservação de órgãos e estruturas delicadas do corpo, um aspecto fundamental para as cirurgias urológicas, nas quais os riscos de incontinência urinária, disfunção sexual e infertilidade preocupam os pacientes.
Por fim, é importante notar que a cirurgia robótica permite um avanço no tratamento das doenças urológicas, mas não deixa de exigir a atuação de um profissional competente, que esteja capacitado para guiar o procedimento.
Se você tem dúvidas sobre o assunto ou simplesmente deseja cuidar melhor da sua saúde, não deixe de entrar em contato com a nossa Clínica De Urologia e agendar uma consulta com o Dr. Elton Sanchotene!