Existem diferentes métodos que servem para o tratamento da incontinência urinária. Terapias que auxiliam na mudança de comportamento, medicações e exercícios fisioterapêuticos são amplamente utilizados e costumam trazer bons resultados em diversos pacientes.
Porém, quando os métodos convencionais não promovem melhorias substanciais, a cirurgia de incontinência urinária pode ser uma opção interessante ao paciente. Hoje em dia, existem inúmeros tipos de procedimentos cirúrgicos, os quais se adaptam para os diferentes tipos de incontinência urinária e melhoram a qualidade de vida de muitos pacientes.
Diferentes tipos de cirurgia para incontinência urinária
Como citado acima, existem diferentes tipos de cirurgia de incontinência urinária, cada qual sendo realizada para tratar determinado quadro de incontinência. O tipo de cirurgia a ser executada varia de acordo com o quadro do paciente. Por isso, consulte um médico urologista com experiência antes do procedimento.
As principais causas de incontinência e os principais procedimentos cirúrgicos para tais são:
Incontinência urinária por esforço no sexo feminino: a incontinência urinária por esforço ocorre frequentemente em mulheres, ocasionado pela fraqueza dos músculos do assoalho pélvico. Boa parte das cirurgias existentes podem ser realizadas via abdominal, vaginal ou combinada. Cirurgias mais complexas podem ser aplicadas em pacientes que já tenham sido operadas mas continuam apresentando incontinência urinária. Existem também procedimentos realizados endoscopicamente, sem a necessidade de cortes.
Na incontinência urinária por esforço no sexo feminino, a cirurgia de sling também pode ser aplicada. O método consiste na inserção de um implante de tela (sling) junto a uretra. O implante é inserido por via vaginal e possui o objetivo de aumentar a resistência uretral, reduzindo a perda da urina. O implante de sling proporciona cura da incontinência urinária em cerca de 70% a 90% das pacientes.
Bexiga hiperativa: conforme citado em nosso post que explica que a bexiga hiperativa tem cura, a síndrome é comum e afeta pessoas de todas as idades. Os principais sintomas são o aumento da frequência de idas ao banheiro e a urgência e extrema necessidade ao urinar, podendo ser acompanhada de cor. Quando os tratamentos convencionais não são suficientes, os portadores de bexiga hiperativa podem optar por métodos minimamente invasivos, como o botox, por exemplo. Além desse procedimento, o implante de um marca-passo vesical (neuromodulação) também pode ser utilizado.
Toda incontinência urinária precisa de cirurgia?
Muitas pessoas acreditam que todo caso de incontinência urinária necessita de um processo cirúrgico para tratamento. Porém, o fato não é verdadeiro – não são todos os casos de incontinência urinária que precisam de cirurgia. Aliás, muito pelo contrário: boa parte dos tratamentos convencionais conseguem reverter o quadro.
Como citamos acima, a cirurgia de incontinência urinária só de deve ser aplicada quando os métodos tradicionais não possuem sucesso no tratamento do paciente.
A Clínica de Urologia Sanchotene tem como uma de suas especialidades o tratamento da incontinência urinária, tanto para homens quanto para mulheres. Se você apresenta alguns dos sintomas explicados acima e acredita precisar de uma cirurgia de incontinência urinária, consulte conosco para um diagnóstico completo.